como reduzir o CMV com inteligência de estoque
o CMV, ou custo da mercadoria vendida, é um indicador essencial para acompanhar e avaliar os custos associados à produção, compra e armazenamento...
todos os anos, toneladas e toneladas de alimentos são descartadas! Infelizmente, enquanto milhões de pessoas convivem com a experiência da fome, incontáveis frutas, legumes, verduras, pães, bolos e muitas outras comidas vão parar no lixo. então, o que nós podemos fazer para ajudar? pois bem, a Food To Save nasceu para mudar essa situação! bora conhecer o nosso trabalho? acompanhe!
fundada em 2020, a Food To Save é uma foodtech que tem a missão de combater o desperdício de alimentos no Brasil. conectando estabelecimentos e pessoas engajadas nessa luta, já são mais de mil toneladas de alimentos salvos e 2 mil parceiros ao redor de todo o país. uau! ✨
funciona assim: a Food To Save é um aplicativo que aproxima milhares de padarias, restaurantes, hortifrútis, supermercados, pizzarias, docerias e muitos outros estabelecimentos com pessoas que querem economizar e ajudar a resgatar alimentos que provavelmente não seriam vendidos naquele dia. e que, por conta disso, seriam descartados!
além disso, os estabelecimentos parceiros também podem vender alimentos para o consumo imediato ou que não se encaixam no “padrão estético” para as vendas. ou seja, produtos que estão próximos da data de vencimento ou mesmo alimentos com aparência incomum, embora estejam próprios e sejam seguros para o consumo.
por conta disso, na Food To Save, todos os alimentos estão disponíveis com até 70% de desconto! assim, nós incentivamos as pessoas a descobrirem novos estabelecimentos e a salvarem produtos que talvez não fossem comprados em outras situações. portanto, dizemos que o nosso aplicativo é bom para você, é bom para o seu bolso e é bom para o mundo!
“queremos reeducar os brasileiros em relação aos alimentos, acabando com a aversão ao alimento que está próximo ao vencimento ou que não tem o aspecto estético perfeito”, explica Lucas Costa Infante, fundador e CEO da Food To Save.
para fazer parte do movimento foodsaver, é muito fácil: basta clicar aqui para baixar o aplicativo, se cadastrar e escolher o estabelecimento parceiro. depois, é só selecionar se a sua Sacola Surpresa será doce, salgada ou mista!
mas, afinal, o que é uma Sacola Surpresa? nós explicamos! como a Food To Save trabalha com excedentes de produção, não conseguimos prever exatamente os itens que serão vendidos por cada parceiro. dessa maneira, como dependemos da disponibilidade dos estabelecimentos, as nossas sacolas são chamadas de Sacolas Surpresa!
ainda, essa é uma maneira muito divertida de surpreender os nossos usuários e incentivar a descoberta de novos sabores. afinal, quem não gosta de um presente inesperado? por fim, essa é uma maneira simples e ágil de apoiar os nossos estabelecimentos parceiros, que não perdem tempo cadastrando cada um dos produtos no nosso aplicativo.
apesar disso, na Food To Save, nós informamos os valores dos produtos e o desconto oferecido por cada parceiro, ok? também é muito importante conferir a validade de cada alimento! caso você receba qualquer item que não seja seguro para o consumo, entre em contato com a nossa equipe que iremos ajudar.
desde 2023, a Food To Save conta com mais uma novidade: agora, temos a nossa própria loja conceito, com produtos das principais marcas do mercado e promoções exclusivas! por enquanto, estamos em São Paulo.
o Food Market é uma iniciativa para expandir ainda mais a nossa operação, que passa a contar também com produtos da indústria alimentícia que seriam descartados. assim, além dos itens de hortifrúti, no Food Market você irá encontrar chocolates, snacks saudáveis e até bebidas!
“o nosso grande desafio é reeducar a sociedade.”
hoje, a Food To Save já conta com mais de 4 mil estabelecimentos cadastrados. dos pequenos aos grandes! marcas como Nestlé, Starbucks, Hortifruti, Natural da Terra, Havanna, The Good Cop Donuts, Rei do Mate e Megamatte são apenas alguns dos exemplos de parceiros que estão conosco no combate ao desperdício de alimentos.
também vale reforçar que já estamos em muuuuitas cidades brasileiras, como nas capitais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). mas queremos expandir nossa operação cada vez mais!
afinal, esperamos que a Food To Save leve economia e também hábitos mais sustentáveis de norte a sul do Brasil. dessa forma, seguiremos ajudando o meio ambiente e os estabelecimentos a sanar um problema tão comum e que pode levar a tantos prejuízos, como é justamente o caso do desperdício de alimentos.
e você, vem com a gente? faça parte da Food To Save e ajude a salvar alimentos! clique aqui, baixe o app e faça seu cadastro. contamos com você!
leia também:
📣 como combater o desperdício de alimentos?
Daniella Orsi