e-book: #NatalSemDesperdício
você também concorda que o Natal é uma das épocas mais esperadas e gostosas do ano? tem salpicão, farofa (você é do time com...
você sabia que o feijão é um dos alimentos mais desperdiçados no Brasil? pois é, cerca de 25% das pessoas desperdiçam arroz, feijão e carne. mas podemos e precisamos mudar isso! por isso, separamos 5 dicas de como reaproveitar o feijão em receitas deliciosas. bora com a gente?
precisamos concordar que mexer com panela de pressão é um dos principais medos dos adultos, por isso, o que geralmente fazemos é cozinhar uma grande porção de alimentos nela de uma vez só, como é o caso do nosso querido feijão.
então, se dá tanto medo e trabalho, porque desperdiçar esse alimento que é sagrado no prato dos brasileiro? não dá, né?
além de ser um costume nacional, o feijão possui inúmeras variedades de cor, tamanho e benefícios. os mais comuns em todos os tipos são as proteínas, fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e a maioria dos aminoácidos essenciais.
o feijão ainda causa saciedade, principalmente quando casadinho com o arroz ou outros tipos de carboidratos. ele também atua absorvendo gorduras do nosso corpo, o que auxilia muito no controle do colesterol.
lembra quando nossas mães mandavam comer feijão porque ele nos deixava forte? elas estão totalmente certas! os seus nutrientes ainda auxiliam na saúde digestiva e no fortalecimento do nosso sistema imunológico.
no quesito de doenças, o seu baixo índice glicêmico se torna um aliado contra a diabetes e doenças cardíacas, por também auxiliar na circulação sanguínea.
então, se são tantos benefícios, porque ainda há pessoas que desperdiçam essa iguaria? uma pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) mostrou que a quantidade de comida à mesa e o sabor são os fatores que mais influenciam no desperdício do arroz e do feijão.
por isso, pensamos em algumas soluções para evitar esse descarte desnecessário e proporcionar ótimas receitas, confira!
a nossa primeira dica é quanto à quantidade a ser feita e armazenada. como dissemos, geralmente cozinhamos grandes porções de feijão e para conservá-lo, o ideal é deixá-lo na geladeira ou no freezer.
mas não é tão simples assim: se guardarmos em uma única vasilha e toda vez que formos comer tirarmos só um pouquinho, esse movimento de tirar e colocar na geladeira ou no freezer pode comprometer o sabor e até azedar o alimento.
sugerimos que guarde o seu feijão em pequenas porções que geralmente é suficiente para se alimentar no freezer. assim, quando for comer, você descongela somente aquela porção.
outra dica é cozinhar o feijão na panela de pressão sem tempero, porque quando for guardá-lo na geladeira ou no freezer para depois descongelar, ele pode estragar. o ideal é finalizar com temperos somente aquela porção que irá comer naquele dia, o que também ressalta o sabor do alimento.
mas mesmo se você seguir nossas dicas e ainda assim, sobrar feijão para o dia seguinte, não se preocupe! você pode guardar na geladeira, mesmo temperado, de um dia para o outro, e fazer ótimas receitas. o ideal é não passar mais de um dia na geladeira!
a primeira dica é para reaproveitar o feijão no mesmo dia: que tal um caldinho de feijão como janta? o seu preparo é fácil e prático e os ingredientes são à sua escolha!
o principal é bater o feijão no liquidificador para que ele possa se tornar um caldo e levar para o fogo para engrossar e incorporar os ingredientes. sugerimos adicionar alho, cebola e ervas, além de bacon e linguiça calabresa. para servir, pode colocar torresmos e cebolinha.
com essa receita, você aproveita o feijão para o dia seguinte somente mudando a forma como ele é feito. o tutu de feijão vai muito bem com alimentos caipiras, como o frango caipira com quiabo e angu, costelinha, carnes com molho, entre outros pratos quentes.
o prato ainda é muito típico em São Paulo e Minas Gerais e incorpora os principais ingredientes de cada estado. para essa receita, o ideal é que o feijão esteja bem cozido e com caldo, pois o principal destaque é a farinha de mandioca utilizada para engrossar o caldo.
o tutu em si é assim, mas é possível adicionar pedaços de linguiça calabresa, torresmo frito e outra carne de sua preferência para deixar a receita ainda mais saborosa.
por incrível que pareça, o feijão ainda pode se tornar um lanche da tarde. os bolinhos são práticos e saciam bem a fome. eles podem ser recheados com diversas pastas e são também a base para o famoso acarajé.
para fazer, primeiro bata o feijão no liquidificador sem o caldo e depois em uma vasilha misture com os ovos e temperos diversos. para dar a liga, adicione aos poucos a farinha de trigo. depois é só fritar em óleo bem quente, escorrer no papel toalha e servir.
gostou das nossas dicas para reaproveitar o feijão? se sim, então você está no caminho certo para se tornar um foodsaver! o nosso movimento luta contra o desperdício de alimentos por meio de parcerias com padarias, restaurantes, supermercados, hortifrutis, entre outros estabelecimentos que comercializam seus alimentos excedentes de produção por um preço mais acessível.
por meio do aplicativo da Food To Save, você encontra Sacolas Surpresas com ingredientes essenciais para receitas, priorizando aqueles que estão perto da data de vencimento, estão fora do padrão comercial (como frutas e verduras com pequenos defeitos), e alimentos que se tornaram excedentes de produção dos estabelecimentos.
bora fazer parte do nosso app? 🧡
leia também:
📣 como reaproveitar a borra de café em casa
michelle.ribeiro