5 dicas para seu estabelecimento conquistar a Geração Z
a Geração Z está transformando a forma como consumimos alimentos, e se você é dono de uma loja ou restaurante, a pergunta que...
a gente vem falando sobre a importância do combate ao desperdício de alimentos faz tempo, afinal, esse é o nosso propósito! mas hoje esse assunto ganha um destaque especial: a data de 29 de setembro é marcada pelo Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2020.
apesar de ser recente, a data reforça a importância de um tema que vem sendo discutido há anos e que tem se tornado cada vez mais urgente: enquanto há milhões de pessoas enfrentando a fome e a insegurança alimentar ao redor do mundo, outras milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados diariamente em todos os lugares.
o momento em que a data foi criada também é representativo: a partir de 2020, ano em que teve início a pandemia de covid-19, houve um aumento significativo nos números da fome. de acordo com o Unicef, a fome cresceu em termos absolutos e proporcionais, ultrapassando o crescimento populacional. mais do que nunca, encontrar caminhos para combater o desperdício de alimentos é urgente!
Segundo a ONU, cerca de 1 bilhão de toneladas de alimentos foram para o lixo de residências, varejo, restaurantes e outros serviços alimentares em 2023. a quantidade equivale a aproximadamente 23 milhões de caminhões de 40 toneladas totalmente carregados! outro levantamento da organização mostrou que, só no Brasil, cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano.
além de representarem um enorme desequilíbrio entre a produção e distribuição de alimentos em todo o planeta, os números de desperdício também acendem um alerta em relação ao meio ambiente. não chegando até as pessoas, a perda de comida também significa desperdício de recursos naturais utilizados em sua produção, como água, solo e energia, além de tempo e produtividade dos profissionais envolvidos neste processo, além de mais emissões de CO2 – principal gás de efeito estufa – na atmosfera. com isso, todo o esforço e recursos que deveriam estar sendo utilizados para alimentar o maior número de pessoas possível também estariam indo para o lixo.
a mudança começa dentro de casa com pequenas atitudes que fazem toda a diferença! repense sua relação com os alimentos e os impactos das suas atitudes começando por aqui:
leia também:
📣 como combater o desperdício de alimentos?
📣 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos
📣 e-book: dicas práticas para combater o desperdício de alimentos