precisa de ajuda? manda um alô!

5 dicas para evitar o desperdício de alimentos nos restaurantes

23 | 05 | 2023
5 dicas para evitar o desperdício de alimentos nos restaurantes

se você tem um restaurante, uma padaria ou outro negócio que prepara ou vende comidas e bebidas, já deve ter se deparado com um grande problema: o desperdício de alimentos. mas você sabia que existem estratégias para evitar essa situação, diminuindo a quantidade de sobras e resíduos produzidos todos os dias? acompanhe e descubra nossas dicas para evitar o desperdício de alimentos nos restaurantes! ????????

leia também:

???? o que é alimentação sustentável?

???? como combater o desperdício de alimentos?

???? 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

por que evitar o desperdício de alimentos nos restaurantes?

no Brasil, as estatísticas não mentem: de acordo com o World Resources Institute (WRI), são mais de 6 mil toneladas de alimentos desperdiçadas em restaurantes todos os anos. por conta disso, fazer uma gestão eficiente e evitar o desperdício é bastante importante. tanto para o planeta quanto para a saúde do seu negócio!

a boa notícia é que existem diversas saídas para evitar que todos esses alimentos sejam jogados fora. afinal, grande parte da comida pode ser reaproveitada ou até mesmo redirecionada para aplicativos especializados em comercializar alimentos que seriam descartados no fim do dia, como é o caso da Food To Save.

dessa forma, você controla melhor o seu estoque, minimiza a perda de produtos e garante que irá gastar o seu dinheiro de forma sustentável, evitando gastos desnecessários com matéria-prima, água, energia e outros recursos limitados. ou seja, você torna o seu negócio mais rentável e lucrativo! ✨

pensando nisso, vamos conhecer 5 sugestões para você implementar no seu estabelecimento e combater o desperdício de alimentos? confira abaixo!

5 dicas para evitar o desperdício de alimentos nos restaurantes

zerar o desperdício de alimentos pode ser uma tarefa bastante difícil para uma série de negócios. sobretudo, aqueles que têm uma demanda imprevisível. ainda assim, é possível combater o desperdício no dia a dia do seu estabelecimento com uma série de estratégias. vamos lá? ????

1. reaproveite os alimentos que não foram consumidos

a princípio, reaproveitar os alimentos que não foram consumidos no seu estabelecimento pode parecer uma realidade distante, não é mesmo? porém, essa prática é fundamental para evitar o desperdício de alimentos.

se o seu restaurante ou padaria trabalha com a produção de pães, por exemplo, que tal reutilizar aqueles que não foram vendidos para fabricar farinha de rosca, croutons, torradas ou até mesmo pudim de pão?

sobrou feijão? sem problemas! que tal preparar bolinhos de feijão, caldo de feijão, farofa de feijão e até hambúrguer de feijão? e faça o mesmo com o arroz, que pode virar tortas, bolinhos, massas e muito mais. use a criatividade! ????

vale ressaltar que essa é uma atitude sustentável e bastante inteligente. no entanto, é bom prestar atenção na validade de cada alimento, ok? e lembre-se de armazenar corretamente cada ingrediente, para não jogar nada fora!

2. acompanhe a movimentação do estabelecimento

outra dica importante para combater o desperdício de alimentos é acompanhar e registrar a movimentação do seu estabelecimento. isso porque, com esse controle em mãos, é possível conhecer quais são os padrões de consumo no seu restaurante!

além disso, você pode compreender melhor e até controlar as quantidades de alimentos que são oferecidos, de acordo com o horário do dia ou da noite. e, ainda, solicitar a produção de um ou outro item que tem sido bastante procurado!

3. redobre a atenção quanto à data de validade dos produtos

nossa terceira dica também está ligada muito diretamente ao controle de gastos e de estoque, aliado ao consumo responsável. afinal, quando se trata da compra e do armazenamento dos insumos, é essencial manter um controle rigoroso quanto às datas de validade.

a partir dessa informação, por exemplo, é possível posicionar melhor os produtos na despensa, priorizando aqueles com os vencimentos mais próximos. ainda, desse modo, você evita que a equipe seja pega de surpresa! ????

4. realize a manutenção das máquinas regularmente

é muito importante estar em dia com a manutenção das máquinas de refrigeração e aquecimento dos alimentos. o gerenciamento correto das temperaturas ajuda a mantê-los frescos e nutritivos por mais tempo!

por isso, que tal aproveitar um momento da semana para realizar o degelo dos refrigeradores? o acúmulo de gelo obriga as máquinas a trabalharem mais, provocando perda de insumos e até desgaste dos próprios refrigeradores. então, não se esqueça da manutenção!

5. prepare seus colaboradores para combater o desperdício de alimentos

por último, mas não menos importante: essa dica pode até parecer óbvia, mas faz parte de uma rotina sustentável e econômica! isto é, oriente os profissionais da cozinha e manipuladores de alimentos sobre o preparo correto dos ingredientes na realização das receitas. ????

quando os alimentos estiverem sendo cortados, organizados e preparados, é fundamental zelar pela preservação e conservação de cada item. nesse sentido, é importante manter a padronização das receitas por meio de fichas ou registros que estejam à disposição desses profissionais, ok?

uma dica extra: conheça a Food To Save!

produziu demais e vendeu de menos? calma, nós ajudamos você! com a Food To Save, você combate o desperdício de alimentos e transforma o prejuízo do seu estabelecimento em lucro, de forma simples e prática. tudo isso, sem mensalidades ou custos adicionais! ????

funciona assim: no aplicativo da Food To Save, os nossos parceiros podem vender aqueles alimentos que não foram comprados ao longo do dia e que acabariam sendo descartados. com isso, garantem maior visibilidade para o seu negócio e atraem novos clientes. não é demais?

a Food To Save chegou para revolucionar o mercado e salvar toneladas de alimentos que seriam desperdiçados todos os dias. para nós, da The Good Cop Donut Shop, foi uma parceria essencial, já que nossos produtos são para consumo imediato, diário. antes, milhares de donuts eram descartados todos os meses. hoje, boa parte é salva através do app da Food To Save. (Nicholas Acquaviva Galvez, CEO da The Good Cop Donut)

milhares de padarias, restaurantes, hortifrútis e diversos estabelecimentos em todo o Brasil já fazem parte do movimento foodsaver. e você, vai ficar de fora? vem com a gente! clique aqui, acesse o site da Food To Save e inscreva-se de forma gratuita. em seguida, nós entraremos em contato com você. bora? ????

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app