como reduzir o CMV com inteligência de estoque
o CMV, ou custo da mercadoria vendida, é um indicador essencial para acompanhar e avaliar os custos associados à produção, compra e armazenamento...
depois de atingir a marca de mais de 3,8 mil toneladas de alimentos salvos do desperdício, a Food To Save ambiciona ir mais longe. nos últimos três anos, o foco esteve em restaurantes, padarias e outros 7 mil estabelecimentos. agora, com a sua primeira aquisição estratégica, a startup quer reduzir o desperdício de frutas e legumes no meio da cadeia produtiva e atingir a marca das 7 mil toneladas já em 2025.
Lucas Infante, CEO da companhia, afirma que a chegada do “Fruta Imperfeita” é complementar ao trabalho da companhia, já que cerca de 45% de todo o desperdício de alimentos ocorre no meio da cadeia produtiva — entre a fazenda e a chegada ao consumidor. a companhia não divulgou os valores da transação, mas acredita que a sinergia colhida será capaz de ajudar a empresa a quase triplicar o seu faturamento no próximo ano. Para 2024, o esperado é R$ 72 milhões e a expectativa é chegar a R$ 170 milhões já em 2025.
em termos de negócio, Infante considera que a nova aquisição é mais do que apenas a integração de um novo modelo de negócios para a plataforma — inclusive com o oferecimento de assinaturas, para além das já conhecidas “Sacolas Surpresas” dos estabelecimentos. com a aquisição, a Food To Save diversifica a sua oferta de produtos e integra uma nova base de clientes fiéis. a Fruta Imperfeita foi fundada em 2015 e já resgatou cerca de 4 mil toneladas de alimentos, atendendo mais de 50 mil clientes em seus 9 anos de operação.
“[essa aquisição] é muito mais que um nome ou uma empresa. também estamos trazendo toda a experiência do Roberto [fundador do Fruta Imperfeita] e toda a história que ele tem em relação ao desperdício de frutas e legumes. durante nossa aproximação entendemos que nossas expectativas estavam alinhadas e decidimos ‘atacar’ mais um canal de ineficiência do desperdício de alimentos no Brasil”, explica.
estamos muito felizes em trazer a Fruta Imperfeita para o nosso ecossistema! vamos juntos?
michelle.ribeiro