e-book: #NatalSemDesperdício
você também concorda que o Natal é uma das épocas mais esperadas e gostosas do ano? tem salpicão, farofa (você é do time com...
é claro que riqueza de sabores e diversidade são as palavras que mais representam a tradição da comida mineira. sua história envolve a mineração do ouro e do diamante, a chegada de trabalhadores de outros estados e de Portugal, além da presença dos indígenas locais trouxeram receitas também tradicionais. por isso, existem diversos pratos típicos da culinária mineira que são deliciosos! 😋
por causa disso, a gastronomia mineira é extremamente diversificada e com uma cultura rural muito aflorada, devido aos bandeirantes paulistas e os tropeiros gaúchos que faziam suas refeições no meio do caminho. assim, o fogão a lenha é muito valorizado.
pensando nisso, separamos 10 receitas tipicamente mineiras com ingredientes saborosos. bora conferir?
apesar da comida mineira ser rica em sabores, ela pode ser bem simples de se fazer. o frango com quiabo é um ótimo exemplo! pra fazer, basta temperar o seu frango e prepará-lo deixando um pouco de caldo. em paralelo, refogue o quiabo inteiro ou partido em pequenas rodelas. depois que o frango estiver cozido, adicione o quiabo e deixe cozinhar até engrossar um pouco o caldo.
você conhece a história dessa iguaria? essa é uma típica receita dos tropeiros que usavam o feijão sem caldo (para não estragar), pedaços de carne do sol e toucinho, que são originários da cozinha mineira, para fazer uma boa refeição. foi assim que surgiu o feijão tropeiro e hoje há receitas que adicionam bacon, linguiça calabresa, ovos e farinha de mandioca, todos que possuem um prazo de validade maior para viagens ou são defumados.
apesar de causar uma certa “briga” entre Minas Gerais e Goiás, há de se concordar que o pequi é considerado o “ouro do cerrado” e está presente em muitas receitas das regiões. o tradicional arroz com pequi é uma iguaria para poucos: ele deixa um sabor marcante no arroz e pode ser feito também com frango ou servido puro.
essa também é uma receita tradicional que chegou em Minas junto com os Portugueses. à época, a ideia surgiu para aumentar a quantidade de comida com a farinha, sem aumentar os ingredientes com o feijão e o sal, devido ao preço alto da época.
outra refeição que veio das viagens entre os estados é a vaca atolada que chegou em minas junto com as comitivas de boiadeiros. a história é que os peões viajavam com pedaços de carne mergulhados na gordura e pelo caminho apanhavam as mandiocas.
e assim, quando paravam para descansar, eles misturavam esses dois ingredientes que se transformavam em uma refeição forte para seguir a viagem.
como dito mais acima, a carne de porco tem um lugarzinho na culinária mineira e se tem uma coisa que o mineiro gosta é de comer um torresmo e tomar uma cerveja gelada. antigamente, o torresmo era só uma tática dos portugueses para se obter gordura de porco, mas depois, com alguns toques africanos, o aperitivo ganhou espaço no paladar.
também uma receita tradicional mineira e que utiliza milho e costelinha de porco. ela é a típica receita caipira para esquentar e se alimentar bem. pra fazer basta cozinhar bem a canjiquinha e depois adicionar a costelinha e os temperos da sua preferência. é muito comum, também adicionar couve picada.
não podemos deixar de fora o mais famoso e amado: o pão de queijo mineiro. ele surgiu como um pãozinho mesmo, no século 18, e misturava farinha de mandioca (que depois passou a se chamar polvilho) e restos de queijo que ficaram endurecidos.
e como pode né? essa mistura deu tão certo que hoje é um dos pratos mais amados de Minas e do Brasil. e as receitas são variadas, mas sempre com muito queijo!
são variações que seguem o mesmo estilo: um bolo cremoso ou mais seco que simplesmente complementa o café da manhã ou o chá da tarde do mineiro. e neles podem ser adicionados queijo, coco, goiabada… eles surgiram por causa do alto valor da farinha de trigo que vinha de Portugal durante o Brasil colônia e hoje são ótimas opções.
um doce cremoso e que dá água na boca de todo mundo com certeza é o doce de leite. a sua história também começou no Brasil colônia como uma forma de conservar o leite por mais tempo. um jeito muito fácil de fazer o doce de leite é usando uma lata de leite condensado dentro da panela de pressão com água. a partir de 30 minutos de cozimento você já terá um doce cremoso. para um doce mais consistente, você pode deixar no fogo por cerca de 50 minutos.
todos os ingredientes para fazer essas receitas típicas de Minas Gerais você pode encontrar nas Sacolas Surpresa da Food To Save e aproveitar para combater o desperdício de produtos dentro dos supermercados. mas se acha melhor uma refeição pronta, você também encontra no app e o melhor: da sua região diretamente para a sua casa.
Sacolas Surpresa de supermercados, padarias, hortifruti, confeitarias e restaurantes já estão disponíveis para serem salvas e grandes redes como o Supermercado Supernosso, a Havanna, a Cacau Show, o Zé Delivery e o BR Mania já fazem parte.
bora virar um foodsaver e salvar alimentos com a gente? 🧡
leia também:
📣 descubra por que fazer parte do movimento foodsaver
michelle.ribeiro