precisa de ajuda? manda um alô!

quanto tempo dura cada alimento na geladeira?

30 | 06 | 2023
quanto tempo dura cada alimento na geladeira?

você também se pergunta qual é a maneira correta de armazenar os alimentos na geladeira? ou saberia dizer quanto tempo cada um deles dura se conservado da forma correta? bom, então, esse texto foi feito especialmente para você! leia e descubra tudo sobre esse assunto! vamos descobrir quanto tempo dura cada alimento na geladeira? ????

leia também:

???? o que é alimentação sustentável?

???? como combater o desperdício de alimentos?

???? 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

por que falar sobre conservação dos alimentos?

você sabia que certos alimentos podem ser mais perecíveis que outros? e que a temperatura da geladeira ou do freezer também pode influenciar na conservação dos alimentos? ???? pois é! quando falamos de armazenamento, é importante saber quanto tempo dura cada alimento na geladeira para garantir a qualidade da comida e a saúde das pessoas.

isso porque, segundo a cartilha elaborada pelo Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) e a Universidade de São Paulo (USP), até 37% das doenças transmitidas por alimentos ocorrem dentro das casas dos brasileiros e brasileiras! ???? e isso acontece, especialmente, por conta do armazenamento incorreto desses itens.

nesse sentido, guardar as comidas de forma adequada impede a multiplicação de micro-organismos. e também conserva as características nutricionais e sensoriais dos alimentos! ????

de acordo com Clarissa Fujiwara, nutricionista do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), as refeições prontas devem ser mantidas na geladeira em temperatura inferior a 5°C. além disso, elas devem ser consumidas em no máximo três dias.

ainda, é importante dizer que a qualidade de uma refeição retirada da geladeira também depende da forma como ela foi guardada. afinal, alimentos crus podem gerar uma contaminação cruzada! ????

da mesma forma, congelar e descongelar as comidas mais de uma vez favorece o aparecimento de micro-organismos que podem estragá-las. por isso, lembre-se sempre que as mudanças de temperaturas podem prejudicar a qualidade dos alimentos. seja de refrigeração para o ambiente ou até entre as prateleiras da própria geladeira!

afinal, como funciona uma geladeira?

as geladeiras (ou refrigeradores) foram criadas, ainda no século 19, para gelar e conservar alimentos, evitando o desperdício e preservando a saúde das pessoas. de forma geral, a temperatura da geladeira varia de 1ºC a 7ºC. já os congeladores (ou freezers) alcançam temperaturas ainda mais baixas, de -14ºC a -25ºC! ????

porém, você sabia que dentro da própria geladeira podem haver várias temperaturas? é isso mesmo! a porta costuma ser a parte mais quente, por exemplo. por outro lado, as prateleiras mais altas são os espaços mais refrigerados.

por isso, quando for armazenar os seus alimentos, também é essencial saber como organizar a sua geladeira. acompanhe:

  • freezer: congelados, carnes, peixes e sorvetes.
  • 1ª prateleira: alimentos prontos, ovos, laticínios e geleias.
  • 2ª prateleira: doces e alimentos enlatados.
  • 3ª prateleira: sobras de alimentos, frutas e legumes cozidos.
  • gaveta hermética: legumes e verduras.
  • porta: garrafas, bebidas, molhos, condimentos e reservas.

e as sobras de alimentos?

quando falamos de alimentos comprados fora de casa, como em restaurantes ou padarias, alguns cuidados são essenciais. afinal, ao serem umedecidas, as embalagens de papelão, cartonadas, metálicas ou de isopor podem contaminar os alimentos com resíduos químicos. por isso, o ideal é guardar as refeições em recipientes de vidro, ok?

outro ponto de atenção é não guardar os alimentos que já tiverem encostado nos talheres usados, já que pode haver a transferência de micro-organismos da saliva para a comida. e, portanto, pode aumentar a possibilidade de contaminação! ????

apesar dos cuidados, os alimentos podem estragar antes do tempo indicado como seguro. então, antes de ingerir qualquer comida é necessário observar bem. as mudanças que devem ser analisadas com cautela são alterações de odor, cor, textura e sabor!

exemplo dessa situação são os sucos de frutas cítricas que possuem vitamina C: quando entra em contato com o oxigênio, o nutriente sofre um processo de oxidação e muda de cor e sabor. por isso, pratos crus que levam limão, como é o caso da comida japonesa, não podem demorar a ser consumidos.

contaminação e desperdício de alimentos

o armazenamento inadequado dos alimentos pode causar dois grandes problemas: a contaminação das pessoas e o desperdício de alimentos. primeiro, porque o consumo de alimentos impróprios pode resultar em diarreia, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e perda de apetite. ????

do mesmo modo, os produtos esquecidos na geladeira podem estragar. com isso, devem ser descartados e acabam gerando o desperdício! de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os consumidores jogam fora 17% de toda a comida que compram, resultando em mais de 1 bilhão de toneladas de alimentos descartados!

dicas para armazenar alimentos na geladeira

agora que você já sabe a importância de guardar corretamente cada alimento na geladeira, vamos falar sobre algumas dicas de armazenamento? ???? confira quanto tempo dura cada alimento na geladeira!

frutas e verduras

podem ser guardadas na gaveta inferior da geladeira ou em locais secos, arejados e sem exposição ao sol. já para conservar hortaliças, o ideal é guardá-las na geladeira já higienizadas, em recipientes com tampa e papel-toalha por baixo, para absorver a umidade. com esses cuidados, os vegetais podem durar na geladeira por até uma semana e, no freezer, por até três semanas!

carnes cruas

elas devem sempre ser guardadas no congelador quando não forem consumidas no mesmo dia. quando preparadas, elas podem ficar até três dias na geladeira. o mesmo cuidado deve ser tomado com os frutos do mar. porém, eles são ainda mais sensíveis e, quando congelados, não podem passar de dois meses para a qualidade do consumo! na geladeira, devem ser preparados no mesmo dia, tá bom?

produtos industrializados refrigerados

quando abertos, possuem um tempo máximo para o seu consumo. pensando nisso, o Serviço Social do Comércio (Sesc) desenvolveu uma série de cartilhas educativas do programa Mesa Brasil – Segurança Alimentar e Nutricional, em que constam os principais produtos consumidos no Brasil. não deixe de ler!

leite e derivados

devem ser armazenados na geladeira a 7°C por até 5 dias.

produtos de panificação e confeitaria

devem ser armazenados na geladeira a 5°C por até 5 dias.

frios e embutidos

devem ser armazenados na geladeira a 4°C por até 3 dias.

sobremesas e preparações com laticínios

devem ser armazenados na geladeira a 4° por até 3 dias.

maionese

deve ser armazenada na geladeira a 4°C por até 2 dias.

quer salvar alimentos de restaurantes, padarias, hortifrútis, supermercados, docerias e muito mais? com a Food To Save, você ajuda a combater o desperdício de alimentos com descontos de até 70%! clique aqui para baixar o app, faça seu cadastro e resgate sua Sacola Surpresa. vamos juntos? ????

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app