
Cacau Show é líder na luta contra o desperdício e salva mais de 300 toneladas de alimentos com a Food To Save!
A Cacau Show é a maior empresa brasileira na produção, comercialização e em rede de franquias de chocolates finos do mundo. Com 36...
O Rei do Mate é uma das maiores redes de cafeterias do Brasil, com 335 lojas espalhadas por 90 municípios em 20 estados, presente no dia a dia de milhões de brasileiros. Atuando no modelo de franquias desde 1992, a rede é referência não só nos shoppings, mas também em hospitais, universidades e fábricas, sempre levando sabor e praticidade para diferentes perfis de consumidores.
Como muitos negócios do foodservice, o Rei do Mate enfrentava um desafio recorrente: manter as vitrines sempre cheias para estimular a venda por impulso, sem gerar desperdício de alimentos no final do dia. Encontrar o equilíbrio entre oferecer variedade e controlar perdas era fundamental para a saúde financeira da operação.
A solução veio por meio da parceria com a Food To Save. Desde o início, a proposta fez total sentido para a marca, alinhando sustentabilidade e rentabilidade. Através das Sacolas Surpresa, a rede passou a disponibilizar itens como doces, salgados e combos mistos — todos próprios para consumo, mas que poderiam ser descartados —, oferecendo aos clientes descontos de até 70%.
Para João Baptista Silva Junior, Diretor de Franquias, Expansão e Relacionamento do Rei do Mate, a parceria foi transformadora. “Encontramos um parceiro alinhado aos nossos valores e muito aberto ao diálogo. Essa é a receita para parcerias de sucesso. A Food To Save ainda era um conceito, mas estava muito alinhado à nossa visão de sustentabilidade e tinha um claro apelo de otimização operacional”, afirma.
O impacto não demorou a aparecer: +57 mil sacolas foram salvas, +57 toneladas de alimentos ganharam um novo destino e +143 toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidos na atmosfera.
Além disso, as lojas que aderiram à solução tiveram um aumento de 10% no resultado líquido e um crescimento de 12 pontos percentuais na margem operacional.
Mais que combater o desperdício, a parceria trouxe um novo olhar para os franqueados, que passaram a gerir seus estoques considerando não só a venda tradicional, mas também a possibilidade de salvar alimentos, contribuindo para toda a cadeia.
Esse case fez parte do material produzido para o Radar Tech Foodservice Brasil. Acesse todos os cases aqui.
Se você também quer gerar impacto positivo no planeta, no seu negócio e na sua comunidade, assim como o Rei do Mate, vem ser parceiro da Food To Save! Só clicar no Banner abaixo🧡🌎
Luan Fazio
Luan Fazio é jornalista, redator e editor do Blog da Food To Save.