COP29: como a luta contra o desperdício de alimentos pode adiar o fim do mundo
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o CMV, ou custo da mercadoria vendida, é um indicador essencial para acompanhar e avaliar os custos associados à produção, compra e armazenamento de mercadorias. e impacta muito no lucro do negócio. quer saber como reduzir o CMV usando a inteligência de estoque pode manter essa métrica saudável? vem com a gente!
o custo da mercadoria vendida é um indicador financeiro que calcula os custos associados à produção ou armazenamento de um produto até que ele seja vendido ao cliente.
ele representa a soma total das despesas envolvidas na produção ou no armazenamento de uma mercadoria específica. isso permite que a empresa encontre o seu lucro bruto, ou seja, o quanto recebeu pela venda após a dedução dos custos de produção ou compra.
o cmv inclui custos diretos e indiretos. os diretos são:
já os indiretos:
o cálculo do CMV pode ser feito de forma simples utilizando a seguinte fórmula: CMV = estoque inicial + compras − estoque final. onde:
interpretar o CMV envolve analisar sua relação com a receita de vendas. um CMV alto em relação à receita pode indicar que os custos de produção estão altos, reduzindo o lucro bruto. empresas buscam otimizar seus processos para manter o CMV o mais baixo possível, sem comprometer a qualidade dos produtos.
o lucro bruto não representa o valor efetivamente disponível para a empresa, pois ainda é preciso descontar impostos, despesas e outras receitas para chegar ao lucro líquido.
o principal diferencial do cmv é que ele vai além do valor pago pelos produtos ou o custo de produção, mas também inclui os gastos com estoque. isso porque, além dos custos para manter as mercadorias armazenadas, é necessário considerar os produtos que ainda não foram vendidos e as possíveis devoluções.
dessa forma, é uma ferramenta valiosa para garantir o controle do estoque, evitando prejuízos decorrentes de falhas no gerenciamento desse setor. além de oferecer possibilidades para desenvolver estratégias eficazes de controle e redução de custos.
se o seu CMV está alto, você pode começar fazendo uma gestão de estoque inteligente, usando estratégias que aproveitam dados e tecnologias para otimizar o gerenciamento do estoque, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência operacional.
use ferramentas de previsão que utilizam dados históricos de vendas, tendências sazonais, comportamento do consumidor e até dados de mercado para prever a demanda futura de estoque de forma mais precisa.
as plataformas mais populares são o próprio Excel, SAP Integrated Business Planning (IBP) ou Oracle Demantra.
hoje, já existem tecnologias de rastreamento e monitoramento de estoque em tempo real, como RFID, que faz identificação por radiofrequência, ou sensores de inventário. elas permitem que você saiba exatamente o que tem em estoque, em que quantidade e onde está localizado.
com o modelo just-in-time (JIT), você entende como manter níveis de estoque mínimos, repondo-os de acordo com a demanda real e evitando o excesso de produtos.
a filosofia JIT se baseia no pressuposto de que nada deve ser produzido, transportado, vendido ou adquirido antes da hora. o objetivo é atender à demanda exata, comprando matéria-prima no momento certo e entregando o produto no prazo estipulado.
você pode, junto com o JIT, analisar dados de vendas e preferências do cliente para entender quais produtos geram mais vendas e quais não têm a mesma aceitação. produtos de baixa rotatividade podem ser eliminados ou reduzidos, enquanto itens de alta demanda podem ser priorizados.
o uso de KPIs como giro, taxa de rupturas, tempo de reposição e acuracidade de inventário ajuda a monitorar o desempenho do estoque e identificar áreas de melhoria. isso permite ajustar processos e tomar decisões informadas sobre compras e venda de produtos.
dessa forma, essas estratégias vão te ajudar a prever com precisão a demanda para manter o estoque equilibrado. menos excessos evitam o risco de obsolescência e reduzem o custo de estocagem, enquanto a previsão de quedas de demanda evita a falta de produtos populares.
mas, se mesmo assim, você perceber que alguns itens estão correndo o risco de ficarem obsoletos, conte com o app da Food to Save! por meio dele, você vende alimentos próximos da validade para ser consumidos, ao invés de descartados – garantindo lucro extra para sua empresa, economia para as pessoas e sustentabilidade para o planeta.
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michelle.ribeiro