como reduzir o CMV com inteligência de estoque

21 | 11 | 2024
como reduzir o CMV com inteligência de estoque

o CMV, ou custo da mercadoria vendida, é um indicador essencial para acompanhar e avaliar os custos associados à produção, compra e armazenamento de mercadorias. e impacta muito no lucro do negócio. quer saber como reduzir o CMV usando a inteligência de estoque pode manter essa métrica saudável? vem com a gente!

o que é CMV?

o custo da mercadoria vendida é um indicador financeiro que calcula os custos associados à produção ou armazenamento de um produto até que ele seja vendido ao cliente.

ele representa a soma total das despesas envolvidas na produção ou no armazenamento de uma mercadoria específica. isso permite que a empresa encontre o seu lucro bruto, ou seja, o quanto recebeu pela venda após a dedução dos custos de produção ou compra. 

o cmv inclui custos diretos e indiretos. os diretos são:

  • custo de aquisição de mercadorias,
  • mão de obra direta,
  • custos ligados à produção.

já os indiretos:

  • despesas gerais,
  • custos de armazenamento,
  • custos de distribuição.

como eu sei que o meu CMV está saudável?

o cálculo do CMV pode ser feito de forma simples utilizando a seguinte fórmula: CMV = estoque inicial + compras − estoque final. onde:

  • estoque inicial: o valor do estoque de mercadorias que a empresa possui no começo do período.
  • compras: o total gasto para adquirir novas mercadorias durante o período – incluindo impostos, frete, e outras despesas relacionadas à compra.
  • estoque final: o valor do estoque de mercadorias que a empresa possui no final do período.

interpretar o CMV envolve analisar sua relação com a receita de vendas. um CMV alto em relação à receita pode indicar que os custos de produção estão altos, reduzindo o lucro bruto. empresas buscam otimizar seus processos para manter o CMV o mais baixo possível, sem comprometer a qualidade dos produtos.

lembrete importante

o lucro bruto não representa o valor efetivamente disponível para a empresa, pois ainda é preciso descontar impostos, despesas e outras receitas para chegar ao lucro líquido.

como o CMV se relaciona com o estoque?

o principal diferencial do cmv é que ele vai além do valor pago pelos produtos ou o custo de produção, mas também inclui os gastos com estoque. isso porque, além dos custos para manter as mercadorias armazenadas, é necessário considerar os produtos que ainda não foram vendidos e as possíveis devoluções.

dessa forma, é uma ferramenta valiosa para garantir o controle do estoque, evitando prejuízos decorrentes de falhas no gerenciamento desse setor. além de oferecer possibilidades para desenvolver estratégias eficazes de controle e redução de custos. 

como fazer gestão inteligente de estoque parar reduzir o seu CMV?

se o seu CMV está alto, você pode começar fazendo uma gestão de estoque inteligente, usando estratégias que aproveitam dados e tecnologias para otimizar o gerenciamento do estoque, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência operacional. 

1. previsão de demanda

use ferramentas de previsão que utilizam dados históricos de vendas, tendências sazonais, comportamento do consumidor e até dados de mercado para prever a demanda futura de estoque de forma mais precisa.

as plataformas mais populares são o próprio Excel, SAP Integrated Business Planning (IBP) ou Oracle Demantra.

2. gestão inteligente de inventário

hoje, já existem tecnologias de rastreamento e monitoramento de estoque em tempo real, como RFID, que faz identificação por radiofrequência, ou sensores de inventário. elas permitem que você saiba exatamente o que tem em estoque, em que quantidade e onde está localizado. 

3. gestão de estoque just-in-time (JIT)

com o modelo just-in-time (JIT), você entende como manter níveis de estoque mínimos, repondo-os de acordo com a demanda real e evitando o excesso de produtos. 

a filosofia JIT se baseia no pressuposto de que nada deve ser produzido, transportado, vendido ou adquirido antes da hora. o objetivo é atender à demanda exata, comprando matéria-prima no momento certo e entregando o produto no prazo estipulado.

você pode, junto com o JIT, analisar dados de vendas e preferências do cliente para entender quais produtos geram mais vendas e quais não têm a mesma aceitação. produtos de baixa rotatividade podem ser eliminados ou reduzidos, enquanto itens de alta demanda podem ser priorizados.

4. análise de desempenho do estoque

o uso de KPIs como giro, taxa de rupturas, tempo de reposição e acuracidade de inventário ajuda a monitorar o desempenho do estoque e identificar áreas de melhoria. isso permite ajustar processos e tomar decisões informadas sobre compras e venda de produtos.

dessa forma, essas estratégias vão te ajudar a prever com precisão a demanda para manter o estoque equilibrado. menos excessos evitam o risco de obsolescência e reduzem o custo de estocagem, enquanto a previsão de quedas de demanda evita a falta de produtos populares.

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michelle.ribeiro

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