4 receitas típicas do Nordeste
ah, o Nordeste! região de praias paradisíacas, de um povo cheio de energia e, claro, de uma gastronomia irresistível que é famosa no...
uma boa gestão de estoque no seu negócio não só ajuda reduzir o desperdício, mas também a melhorar a rentabilidade e a sustentabilidade do seu negócio. quer saber como? continue lendo!
a gestão de estoque é o processo de supervisão e controle das mercadorias que uma empresa possui, abrangendo desde a aquisição até a venda dos produtos.
uma boa gestão de estoque tem como foco reduzir o desperdício, especialmente em áreas como alimentos, onde isso é ainda mais importante.
envolve um pouco de tudo: estratégia, planejamento, execução e monitoramento. para ajudar nisso, as empresas podem usar tecnologias, como sistemas de gestão, que tornam os processos mais automáticos e eficientes. assim, conseguem garantir que os produtos estejam sempre disponíveis conforme a demanda, o que é fundamental para manter a operação funcionando bem e aumentar os lucros.
para a gestão de estoque funcionar é preciso de processo. vamos ver o passo a passo?
você pode usar a classificação abc: a categoria A é composta pelos itens mais valiosos. a B é formada pelos itens intermediários e a C, por sua vez, são os menos valiosos. isso ajuda a focar a atenção nas mercadorias que mais impactam o negócio.
por exemplo, se o seu negócio é uma padaria:
A: farinha de trigo e fermento.
B: chocolate e castanhas – para receitas especiais.
C: itens de decoração para bolos ou biscoitos.
conte com sistemas para este passo, como planilhas ou softwares específicos. eles são ideais para monitorar entradas e saídas de produtos. essas soluções vão te ajudar a ter, de forma acessível, todos os itens do estoque e a validade de cada um. isso evita tanto a falta quanto a perda de insumos.
nesta etapa, você também pode analisar os dados históricos de vendas para prever a demanda futura e ajustar os níveis de estoque conforme necessário.
quando você faz uma boa gestão de estoque, vai conseguir receber os produtos exatamente quando necessário, minimizando faltas e perdas. além disso, vai conseguir estabelecer níveis mínimos de estoque para acionar novos pedidos.
é aqui que ter bons fornecedores te ajuda nesse processo. já que vai conseguir ter um alinhamento certeiro de quando deverão fazer as entregas.
métricas como giro de estoque, tempo de ciclo e custos de armazenagem vão te ajudar a evitar, ao máximo, o desperdício.
por exemplo, um giro de estoque elevado geralmente indica eficiência na gestão de estoque, enquanto um giro baixo pode sinalizar excesso de produtos ou baixa demanda. unindo isso, a uma boa interpretação de resultados, vai te dar insumos para aplicar melhorias no seu negócio.
em um negócio, nada funciona sem o alinhamento da equipe. por isso, é necessário investir em treinamento para que seu time entenda a importância da gestão de estoque e como utilizar as ferramentas disponíveis, desde o recebimento de produtos até o registro de vendas.
não deixe de revisar regularmente as políticas de gestão de estoque e ajustá-las conforme necessário, com base no desempenho e nas necessidades do seu negócio.
a gente sabe que, algumas vezes, algumas coisas irão sobrar. por isso, é essencial desenvolver uma política clara para o descarte de produtos que não irão conseguir ser vendidos. isso pode incluir doações, reciclagem ou compostagem, dependendo da natureza dos itens.
para itens que não puderam ser vendidos, mas podem ser consumidos, você pode contar com o app da Food to Save! por meio do aplicativo, você consegue vender os itens excedentes e garantir uma renda extra para o seu negócio! hoje, já são mais de 6 mil estabelecimentos pelo Brasil lutando contra o desperdício. vem com a gente!
leia também:
📣 como aplicar a gestão de processos no seu estabelecimento
michelle.ribeiro