como o desperdício de alimentos contribui para mudanças climáticas?

03 | 06 | 2024
como o desperdício de alimentos contribui para mudanças climáticas?

você sabia que o desperdício de alimentos é um problema global, que contribui para o aumento da emissão de gases do efeito estufa e para as mudanças climáticas? além de impactar o uso insustentável de recursos energéticos e hídricos. por conta disso, a alimentação sustentável é fundamental para a proteção do meio ambiente. bora falar sobre esse assunto? acompanhe!

por que falar sobre o desperdício de alimentos?

infelizmente, o desperdício de alimentos é um problema bastante sério e que afeta todo o mundo. de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um terço de toda a comida produzida no mundo é perdida ou desperdiçada. ou seja, de uma forma ou de outra, são bilhões de alimentos que são jogados fora!

esse desperdício é responsável por uma grande quantidade de emissões de gases do efeito estufa. principalmente, o dióxido de carbono e também o metano (um gás que é 25 vezes mais potente do que o dióxido de carbono na retenção de calor na atmosfera).

afinal, estamos falando da produção, do processamento, do transporte e da decomposição de enormes quantidades de comida que são totalmente desaproveitadas. além disso, é importante lembrar que todo esse processo também consome água e energia, outros recursos preciosos que são perdidos!

uma das maneiras de medir o impacto do desperdício de alimentos no meio ambiente é por meio do conceito de pegada hídrica. isso porque essa medida ajuda a calcular a quantidade de água doce necessária para produzir um alimento. de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, para cada quilo de carne bovina são necessários 14 mil litros de água.

ao mesmo tempo em que milhões e milhões de pessoas convivem com a fome, é inacreditável descobrir que os consumidores jogam fora cerca de 17% de toda a comida que compram. portanto, o desperdício de alimentos tem um imenso impacto negativo no uso da terra, na biodiversidade, na sociedade e também na economia!

qual a relação entre o desperdício de alimentos e as mudanças climáticas?

o desperdício de alimentos tem uma relação direta com as mudanças climáticas! a Organização das Nações Unidas (ONU) adverte: a perda e o desperdício de alimentos causam até 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa produzidos por seres humanos.

nesse sentido, se compararmos as emissões de gases provenientes da perda e do desperdício de alimentos com as emissões dos países, elas representariam o terceiro maior emissor global, depois de China e Estados Unidos!

para reverter esta situação, a ONU também apela para que estejamos atentos às nossas decisões alimentares: comprar somente o necessário, congelar pratos prontos ou reaproveitar as sobras de alimentos são somente alguns dos exemplos.

outra opção incrível é comprar alimentos para o consumo imediato, que estão próximos da data de validade ou que estão fora do “padrão estético” para as vendas. embora estejam próprios e seguros para o consumo, alimentos com aparência incomum costumam ser rejeitados nos supermercados e nos hortifrútis!

essa é justamente a proposta da Food To Save: com o nosso aplicativo, você resgata itens de padaria, restaurantes, supermercados, docerias, pizzarias e de muitos outros estabelecimentos com até 70% de desconto! isso porque esses alimentos não seriam vendidos pelos nossos parceiros e, com isso, seriam descartados.

desperdício ou perda de alimentos?

antes de continuar, é bastante importante fazer uma distinção entre o desperdício e a perda de alimentos. isso porque são termos parecidos, mas que têm significados diferentes!

de forma geral, a perda ocorre antes mesmo da venda para o consumo. ou seja, os alimentos podem ser perdidos devido a problemas na produção, na colheita, no armazenamento ou no transporte. frutas e vegetais são perdidos quando são danificados durante o transporte ou armazenados de forma inadequada, por exemplo.

já o desperdício ocorre quando os alimentos são simplesmente descartados ou não consumidos. muitas vezes, devido à falta de planejamento dos consumidores ou por conta dos “padrões estéticos”.

esse último caso acontece quando os alimentos são jogados fora porque passaram da data de validade ou porque foram adquiridos em maior quantidade do que é possível consumir. portanto, o desperdício pode ocorrer tanto em casa quanto nos restaurantes, nos supermercados ou outros locais de venda de alimentos.

por vezes, os alimentos que poderiam ser aproveitados e estão frescos são descartados somente por não cumprirem os padrões estéticos necessários para estar nas prateleiras. um estudo da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo mostrou que um terço da produção de alimentos da União Europeia é desperdiçada sem necessidade em razão destes padrões!

como combater o desperdício de alimentos?

agora, você já sabe que reduzir o desperdício de alimentos é uma das principais formas de garantir a sustentabilidade. afinal, ajuda a preservar os recursos naturais e a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para mudanças climáticas.

porém, é importante lembrar que existem diversas maneiras de combater o desperdício de alimentos! seja em casa, nas escolas, nas empresas ou mesmo nas instituições governamentais. dentre elas, uma das principais formas de combater o desperdício, é praticando a alimentação sustentável.

desse modo, as suas escolhas alimentares levam em consideração a sua saúde e também a saúde do próprio planeta! não é demais? confira abaixo algumas dicas práticas para adotar a alimentação sustentável no seu dia a dia:

  •  use ingredientes locais: a escolha de alimentos orgânicos ou produzidos localmente ajuda a reduzir o impacto ambiental da produção de alimentos, além de promover a economia da região.
  • consuma alimentos sazonais: os alimentos da estação são aqueles que estão em época de colheita, o que significa que não precisam de estufas ou armazenamento prolongado, reduzindo assim o impacto ambiental.
  • reduza o consumo de produtos de origem animal: a produção de carne e laticínios é uma das maiores fontes de emissões de gases de efeito estufa, portanto, reduzir o consumo desses produtos pode ajudar a reduzir o impacto ambiental.
  • salve alimentos que seriam descartados: por meio de aplicativos, como a Food To Save, é possível resgatar alimentos que estão próprios e são seguros para o consumo, mas que não seriam vendidos por conta da sua aparência ou data de validade.
  • reduza do uso de embalagens: a redução do uso de embalagens descartáveis ajuda a reduzir a produção de lixo e o impacto ambiental.

uma aliança dos esforços entre os cidadãos, as grandes instituições e as empresas que fornecem alimentos pode gerar grandes mudanças e combater o desperdício de alimentos!

afinal, como colocado por Clementine O’Connor, especialista em sistemas alimentares do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA):

“com uma ação colaborativa entre as cadeias de abastecimento, redução do desperdício em casa, algumas mudanças importantes de comportamento por parte dos consumidores e políticas que mantenham os alimentos fora do aterro sanitário, podemos ter um grande impacto na crise planetária”.

e você, vem com a gente combater o desperdício de alimentos e as mudanças climáticas? faça parte da Food To Save e ajude a salvar alimentos do desperdício! baixe o app e faça seu cadastro. contamos com você!

leia também:

📣 você sabe o que é alimentação sustentável?

📣 como combater o desperdício de alimentos?

📣 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

Sobre o autor

Daniella Orsi

Daniella Orsi

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app