você sabe o que é segurança alimentar?

07 | 06 | 2024
você sabe o que é segurança alimentar?

você já ouviu falar sobre o que é segurança alimentar? este é um conceito importantíssimo e que afeta o mundo todo. no dia 7 de junho se comemora o dia da segurança alimentar e neste artigo, vamos explorar o que significa e a sua importância para o planeta! bora? 😉

o que é segurança alimentar? 🙌

a segurança alimentar nada mais é do que garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos suficientes, seguros e nutritivos para atender suas necessidades e dietas alimentares, garantindo uma vida saudável. 

porém, isso não se limita apenas a ter comida disponível, mas que ela também seja de boa qualidade e não apresente riscos à saúde.

dia mundial da segurança alimentar 📅

essa data, que acontece em todo dia 7 de junho, foi criada em 2018 pela ONU e tem como objetivo aumentar informações sobre os perigos da intoxicação e contaminação por comida. segundo as Nações Unidas, anualmente, mais de 420 mil pessoas são mortas e mais de 600 mil casos de doenças são causadas por alimentos manejados sem segurança. 

no Brasil, a segurança alimentar é um direito social fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988, por meio da Emenda Constitucional 64/2010, que inclui a alimentação em seu 6º artigo.

💡conheça os pilares da segurança alimentar 

1. disponibilidade de alimentos

isso significa ter comida suficiente disponível para todas as pessoas, envolvendo questões como produção agrícola, distribuição de alimentos e acesso a mercados.

2. acesso aos alimentos

não basta que os alimentos estejam disponíveis; as pessoas também precisam ter acesso físico e econômico a eles. isso envolve questões como renda, preços dos alimentos, infraestrutura de transporte e distribuição, entre outros.

3. uso e utilização adequada dos alimentos

os alimentos devem ser nutritivos e seguros para consumo. isso envolve questões como higiene alimentar, processamento seguro de alimentos, práticas agrícolas sustentáveis e educação nutricional.

ao contrário da segurança: a insegurança alimentar 😕

conforme a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a insegurança alimentar é um fenômeno de quando a pessoa não tem acesso físico, econômico e social a alimentos para satisfazer suas necessidades. 

a insegurança pode ser:

  • leve: falta de disponibilidade de alimentos, devido a problemas como a sazonalidade.
  • moderada: quando a variedade e a quantidade de alimentos disponíveis ficam limitadas e prejudicam o consumo sob o ponto de vista nutricional. 
  • aguda: quando não é possível fazer nenhuma refeição durante um ou mais dias.

segundo a ONU, atualmente, o número de pessoas ameaçadas pela fome chegou a 281 milhões em 2023, um recorde. a insegurança alimentar subiu pelo quinto ano consecutivo e piorou sobre 2022, quando chegou a 257 milhões de pessoas. assustador, não é mesmo? 🫤

🚨 a relação entre o desperdício de alimentos e a segurança alimentar 

segundo a FAO, mais de 30% da produção mundial agrícola é desperdiçada a cada ano entre as fases de pós-colheita e a venda no varejo. além disso, muito se perde durante os processos de produção. 

apenas no Brasil, 35 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas, o que agrava o problema da segurança alimentar ao reduzir a quantidade de alimentos de qualidade disponíveis. 

a segurança alimentar é uma responsabilidade compartilhada que envolve governos, organizações internacionais, agricultores, empresas, comunidades locais e indivíduos. todos têm um papel a desempenhar, desde a produção e distribuição de alimentos até o consumo responsável e o combate ao desperdício de alimentos.

por isso, cada ação conta! desde reduzir o desperdício de alimentos até apoiar iniciativas sustentáveis e inclusivas. você já conhece a Food To Save? somos uma plataforma que conecta estabelecimentos ao consumidor vendendo excedentes alimentares com até 70% de desconto. vem com a gente aprender e se conscientizar sobre a importância de toda a jornada dos alimentos! baixe o app aqui. 🌱💪

leia também:

📣 como o desperdício de alimentos contribui para mudanças climáticas?

📣 pegada hídrica: o que é e como calcular?

📣 a importância da coleta seletiva à reciclagem

Sobre o autor

michelle.ribeiro

michelle.ribeiro

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app