
7 mitos e verdades sobre a Food To Save
Você já conhece a Food To Save? Desde 2021, nós salvamos alimentos do desperdício! Isso quer dizer que ajudamos padarias, restaurantes e muitos...
Pela primeira vez, a Food To Save realizou uma premiação que reconhece os estabelecimentos parceiros que mais ajudaram a combater o desperdício de alimentos no Brasil. Conheça abaixo os vencedores do Prêmio Food To Save 2024 e descubra como a parceria entre a startup e grandes negócios no setor de alimentação gerou um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Continue a leitura!
Leia também:
👉 Relatório de Impacto 2024 da Food To Save
👉 A Fruta Imperfeita faz parte da Food To Save
👉 7 mitos e verdades sobre a Food To Save
A Food To Save reconheceu os estabelecimentos que mais salvaram alimentos no Brasil em um evento especial, realizado no dia 15 de janeiro, em São Paulo. A primeira edição do Prêmio Food To Save reuniu os mais de 30 parceiros que se destacaram em 2024 no aplicativo da startup, reforçando o impacto positivo da colaboração entre a Food To Save e grandes negócios na construção de um mundo mais sustentável.
Durante a cerimônia do Prêmio Food To Save 2024, os estabelecimentos foram reconhecidos pelo seu compromisso em oferecer Sacolas Surpresa e garantir que alimentos próximos ao vencimento ou fora do padrão chegassem à mesa de mais pessoas. O evento também foi um momento para compartilhar histórias inspiradoras, trocar experiências e reforçar a importância de práticas mais sustentáveis no setor de alimentação.
A Food To Save acredita que cada parceiro tem um papel essencial nessa jornada. Por isso, o Prêmio Food To Save 2024 é também um incentivo para que cada vez mais estabelecimentos sejam parceiros do movimento foodsaver. Juntos, seguimos transformando o desperdício em oportunidades, promovendo economia para os consumidores e impactos reais para o planeta!
Quer saber mais sobre o nosso evento de premiação? Então, assista abaixo o depoimento de Lucas Infante, CEO e fundador da Food To Save, sobre o Prêmio Food To Save 2024:
Em 2024, mais de 30 estabelecimentos se destacaram no combate ao desperdício de alimentos com o aplicativo da Food To Save. Com esses parceiros de diferentes setores, como grandes redes de chocolates, supermercados, padarias e restaurantes, conseguimos salvar mais de mil toneladas de alimentos!
Esses estabelecimentos desempenharam um papel fundamental ao oferecer aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos que, de outra forma, seriam descartados. Além de gerarem receita extra para seus negócios, esses parceiros proporcionaram economia para seus clientes e incentivaram o consumo consciente. Nesse sentido, são estabelecimentos que representam a transformação do setor alimentício em um movimento mais sustentável.
Agora, confira abaixo os 12 parceiros que ocuparam as primeiras posições do Prêmio Food To Save 2024 e descubra quem está liderando o combate ao desperdício no Brasil.
Quer saber quais são os outros estabelecimentos que mais salvaram alimentos em 2024? Clique aqui para acessar nosso Relatório de Impacto 2024 e confira os principais estabelecimentos que estão fazendo a diferença no combate ao desperdício!
Lucas Infante e Jéssica Bezerra no Prêmio Food To Save 2024.
A Cacau Show é a maior empresa brasileira na produção, comercialização e em rede de franquias de chocolates finos do mundo, com lojas físicas por todo o país. Trata-se de uma sociedade empresária limitada de capital 100% nacional, que completou 36 anos de história em 2024. De mãos dadas com a inovação, a Cacau Show busca oferecer a maior variedade de produtos para adoçar e encantar os consumidores em qualquer momento.
Em 2024, a Cacau Show foi a empresa que mais salvou alimentos com a Food To Save, ultrapassando a marca de 209 mil Sacolas Surpresa vendidas por meio do nosso aplicativo. Juntas, salvamos chocolates, trufas, tabletes, biscoitos e panetones do desperdício.
Acompanhe o depoimento de Jéssica Bezerra, Coordenadora de E-commerce da Cacau Show, ao receber o Prêmio Food To Save 2024:
“Para a Cacau Show, estar aqui recebendo este prêmio é mais do que uma honra, é um verdadeiro privilégio. Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão à Food To Save pelo apoio na realização desse trabalho extraordinário de combater o desperdício de alimentos e contribuir para a redução do seu impacto no planeta. Estamos imensamente felizes e orgulhosos por fazer parte dessa transformação tão significativa.”
Lucas Infante, Edmilson Anacleto Pereira e Davi Lopes no Prêmio Food To Save 2024.
O Grupo Supernosso é um conglomerado de empresas mineiras que está há 80 anos no mercado atacadista e há 25 anos no varejo. São mais de 70 lojas, além de indústrias e distribuidoras. Atualmente, o Grupo abrange as bandeiras: Supernosso, Momento Supernosso, Supernosso.com, Apoio Mineiro, Apoio Entrega, Distribuidoras Dec Minas, Dec Bahia e DecLub, Indústria Raro Alimentos, Supernosso Be Honest e Orgânicos do Chico.
Com a Food To Save, o Grupo Supernosso excedeu as 203 mil Sacolas Surpresa vendidas, tornando-se o nosso segundo maior parceiro no combate ao desperdício de alimentos no ano de 2024. Juntos, salvamos itens de padaria, hortifrúti, mercearia, bebidas e muitos outros alimentos.
Leia o depoimento de Edmilson Anacleto Pereira, Diretor executivo do Grupo Supernosso, ao ser recebido no palco do Prêmio Food To Save 2024:
“A gente fica super feliz e agraciado em uma situação de premiação dessa. A Food To Save, inclusive, entrou no planejamento estratégico da empresa. Mas nós não somos vendedores de sacolas, somos varejistas de outros segmentos… Isso é recuperação. E a gente acabou definindo KPIs de percentual de recuperação. E isso vale bem a pena: a gente buscar o combate ao desperdício.”
O Angeloni é uma rede de supermercados que atua há mais de 60 anos em Santa Catarina e Paraná. Atualmente, o grupo possui 34 lojas, 9 postos de combustível e 26 farmácias. Fundado em maio de 1958, pelos irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni, a rede dedicou-se a desbravar novos mercados e a fortalecer o conceito Angeloni de bem servir durante as décadas seguintes.
No ano de 2024, o Grupo Angeloni alcançou mais de 87 mil Sacolas Surpresa vendidas por meio do aplicativo da Food To Save. Com isso, tornou-se o terceiro parceiro que mais contribuiu para o combate ao desperdício de alimentos no Brasil neste ano. Juntos, salvamos produtos de padaria e hortifrúti.
Veja o depoimento de Gesiel Vieira, Gerente de Eficiência Operacional do Angeloni, durante o Prêmio Food To Save 2024:
O Grupo Hortifruti Natural da Terra é a primeira e maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil, responsável por criar um segmento com um jeito diferente de oferecer o frescor das feiras com a praticidade dos grandes mercados. Seu compromisso é levar até seus clientes o que a natureza tem de melhor. Fazer isso com profissionalismo, amor e um sorriso estampado no rosto foi o que trouxe o Grupo até 63 lojas no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
Em 2024, o Grupo Hortifruti Natural da Terra chegou a mais de 83 mil Sacolas Surpresa vendidas com a Food To Save. Juntos, salvamos produtos de hortifrúti, padaria e supermercado.
Assista ao depoimento de Luciano Santos, Gerente de Operações e Transporte de E-commerce do Grupo HNT, sobre o Prêmio Food To Save 2024:
Com um modelo de negócios multiformato e multicanal, o GPA reúne algumas das redes e marcas mais conhecidas e valiosas do varejo, como Pão de Açúcar e Extra, além das marcas exclusivas Qualitá, Taeq e Club des Sommeliers. Com mais de 700 lojas físicas e líderes do e-commerce alimentar no Brasil, o GPA trabalha para oferecer aos seus clientes a melhor experiência de compra todos os dias, quando ele quiser e onde estiver.
No ano de 2024, o GPA atingiu mais de 67 mil Sacolas Surpresa vendidas por meio do aplicativo da Food To Save. Juntos, salvamos itens de panificação, laticínios, mercearia e hortifrúti.
Descubra os depoimentos de Amon Chaves, Diretor de E-commerce e Operações Digitais do GPA, e Barbara Larissa, Consultora de Operações do GPA, sobre a parceria com a startup no Prêmio Food To Save 2024:
A NEMA é uma rede de padarias artesanais, responsável por produtos de alta qualidade e de fermentação natural. Seu principal objetivo é levar comida de qualidade para o maior número de pessoas pelo Brasil. Para manter este compromisso, a NEMA é extremamente focada em melhoria e otimização de processos, qualidade e utiliza muita tecnologia para ajudar nessa missão.
Com a Food To Save, a NEMA alcançou mais de 55 mil Sacolas Surpresa vendidas somente neste ano de 2024. Juntos, salvamos itens de pães, focaccias, sonhos e muitos outros itens de panificação e doceria.
Inspirada nos verdadeiros donuts americanos, a The Good Cop se tornou uma das maiores marcas brasileiras do segmento em poucos anos de atuação. Com um sucesso crescente não só em vendas, como nas mídias sociais, o Pandinha rapidamente se tornou o queridinho da galera, sendo um dos principais responsáveis pela educação do brasileiro em relação a o que é comer um donut americano de verdade.
Em 2024, a The Good Cop vendeu mais de 38 mil Sacolas Surpresa por meio do aplicativo da Food To Save. Juntos, salvamos donuts originais, clássicos, recheados e especiais.
Confira o depoimento de Diego Schisler Donato, Diretor de Delivery, sobre os resultados divulgados no Prêmio Food To Save 2024:
Fundada em 1984, a Padaria Michelli conta com nove unidades espalhadas pelo estado de São Paulo. Reconhecida por sua excelência em panificação, a rede se dedica a oferecer produtos de alta qualidade, sempre comprometida em superar as expectativas de seus clientes com um atendimento profissional e acolhedor.
Em 2024, a Padaria Michelli reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade ao vender mais de 34 mil Sacolas Surpresa por meio do aplicativo da Food To Save. Essa iniciativa foi essencial para evitar o desperdício de pães, bolos, doces e outros produtos artesanais.
O Grupo CRM, formado pelas marcas Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffee, é uma referência no setor alimentício, especializado em chocolates e doces premium. Com mais de 800 lojas espalhadas por todo o Brasil, o Grupo CRM está sempre próximo dos seus clientes, oferecendo produtos que combinam excelência e criatividade.
Em 2024, o Grupo CRM evitou o desperdício de mais de 31 toneladas de alimentos com a Food To Save. Essas conquistas refletem o compromisso do Grupo com um futuro mais sustentável e consciente.
O Rei do Mate é uma das maiores redes de alimentação do Brasil, com mais de 300 lojas espalhadas por todo o país. Com mais de 40 anos de tradição, seu famoso mate já é sucesso em todo o território nacional, com a venda de mais de 1,8 milhão de copos por mês.
Em 2024, o Rei do Mate alcançou um marco importante ao vender mais de 25 mil Sacolas Surpresa com a Food To Save, demonstrando como a transformação de excedentes em novas oportunidades de consumo é um exemplo claro de como tradição e responsabilidade podem caminhar juntas.
Confira o depoimento de João Batista, Diretor de Franquias e Expansão, e Vinicius Quadros, Coordenador de Novos Canais, sobre a parceria no Prêmio Food To Save 2024:
Fundado em 1951, o Confiança Supermercados é uma referência no estado de São Paulo. Além das 15 unidades físicas, a rede também está presente no meio digital por meio do Confiança Delivery.
Em 2024, o Confiança Supermercados vendeu mais de 24 mil Sacolas Surpresa no aplicativo da Food To Save, o que resultou na recuperação de mais de 24 toneladas de alimentos, reforçando a missão da empresa de unir tradição, inovação e sustentabilidade.
O St Marche é uma rede de supermercados com 31 lojas na capital e Grande São Paulo. Fundada há 22 anos no bairro do Morumbi, a marca tem como missão reunir, em um único espaço, padaria artesanal, frutas e legumes selecionados, e um açougue com cortes frescos.
Em 2024, com menos de um ano de operação com a Food To Save, o St Marche evitou a emissão de mais de 59 toneladas de CO2 na atmosfera ao vender quase 24 mil Sacolas Surpresa por meio do nosso aplicativo.
O ano de 2024 deu muitos motivos para a Food To Save celebrar. Afinal, já são mais de 8 mil estabelecimentos cadastrados até o fim do ano, que seguem unidos pelo mesmo propósito: combater o desperdício de alimentos e transformar a relação das pessoas com a comida. Juntos, já levamos impacto positivo para diversas cidades do Brasil, conectando consumidores e negócios em prol de um futuro mais sustentável.
Mas esse é só começo. Precisamos expandir nossa missão ainda mais!
O compromisso da Food To Save vai muito além de números: é um pacto com o planeta e com as futuras gerações. Queremos um futuro mais consciente, onde cada alimento seja valorizado, cada recurso seja utilizado de forma responsável e cada escolha ajude a construir um mundo melhor. E esse compromisso não é só nosso.
Ao lado de padarias, supermercados, restaurantes e tantos outros estabelecimentos, especialmente aqueles reconhecidos pelo Prêmio Food To Save 2024, evitamos que alimentos próprios para o consumo fossem desperdiçados. Cada parceiro que se junta à nossa plataforma, fortalece suas iniciativas de sustentabilidade e amplia seu impacto positivo.
Ao mesmo tempo, somos ponte para que mais brasileiros adotem práticas sustentáveis no dia a dia, transformando hábitos e contribuindo para um mundo mais equilibrado. Afinal, reduzir desperdícios não é apenas uma ação corriqueira, é um passo essencial para diminuir desigualdades, preservar recursos e construir um amanhã mais justo e próspero para todos.
Juntos, estamos mudando a forma como o mundo enxerga o desperdício. E isso, sim, é só o começo!
Gostou de descobrir um pouco mais sobre o Prêmio Food To Save 2024 e quer também trazer seu negócio para a Food To Save? Então, clique aqui e confira todas as vantagens de ser parceiro do movimento foodsaver!
Daniella Orsi
Coordenadora de Branding da Food To Save, lidera iniciativas para educar, engajar e aproximar estabelecimentos e consumidores no maior movimento contra o desperdício de alimentos do Brasil.