
Descubra como congelar seus alimentos corretamente
Sabe quando bate aquela preguiça de cozinhar ou quando sobra comida depois do almoço de domingo? Pois é, congelar os alimentos pode ser...
Pela primeira vez, a Food To Save realizou uma premiação que reconhece os estabelecimentos parceiros que mais ajudaram a combater o desperdício de alimentos no Brasil. Conheça abaixo os vencedores do Prêmio Food To Save 2024 e descubra como a parceria entre a startup e grandes negócios no setor de alimentação gerou um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Continue a leitura!
Leia também:
👉 Relatório de Impacto 2024 da Food To Save
👉 A Fruta Imperfeita faz parte da Food To Save
👉 7 mitos e verdades sobre a Food To Save
A Food To Save reconheceu os estabelecimentos que mais salvaram alimentos no Brasil em um evento especial, realizado no dia 15 de janeiro, em São Paulo. A primeira edição do Prêmio Food To Save reuniu os mais de 30 parceiros que se destacaram em 2024 no aplicativo da startup, reforçando o impacto positivo da colaboração entre a Food To Save e grandes negócios na construção de um mundo mais sustentável.
Durante a cerimônia do Prêmio Food To Save 2024, os estabelecimentos foram reconhecidos pelo seu compromisso em oferecer Sacolas Surpresa e garantir que alimentos próximos ao vencimento ou fora do padrão chegassem à mesa de mais pessoas. O evento também foi um momento para compartilhar histórias inspiradoras, trocar experiências e reforçar a importância de práticas mais sustentáveis no setor de alimentação.
A Food To Save acredita que cada parceiro tem um papel essencial nessa jornada. Por isso, o Prêmio Food To Save 2024 é também um incentivo para que cada vez mais estabelecimentos sejam parceiros do movimento foodsaver. Juntos, seguimos transformando o desperdício em oportunidades, promovendo economia para os consumidores e impactos reais para o planeta!
Quer saber mais sobre o nosso evento de premiação? Então, assista abaixo o depoimento de Lucas Infante, CEO e fundador da Food To Save, sobre o Prêmio Food To Save 2024:
Em 2024, mais de 30 estabelecimentos se destacaram no combate ao desperdício de alimentos com o aplicativo da Food To Save. Com esses parceiros de diferentes setores, como grandes redes de chocolates, supermercados, padarias e restaurantes, conseguimos salvar mais de mil toneladas de alimentos!
Esses estabelecimentos desempenharam um papel fundamental ao oferecer aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos que, de outra forma, seriam descartados. Além de gerarem receita extra para seus negócios, esses parceiros proporcionaram economia para seus clientes e incentivaram o consumo consciente. Nesse sentido, são estabelecimentos que representam a transformação do setor alimentício em um movimento mais sustentável.
Agora, confira abaixo os 12 parceiros que ocuparam as primeiras posições do Prêmio Food To Save 2024 e descubra quem está liderando o combate ao desperdício no Brasil.
Quer saber quais são os outros estabelecimentos que mais salvaram alimentos em 2024? Clique aqui para acessar nosso Relatório de Impacto 2024 e confira os principais estabelecimentos que estão fazendo a diferença no combate ao desperdício!
Lucas Infante e Jéssica Bezerra no Prêmio Food To Save 2024.
A Cacau Show é a maior empresa brasileira na produção, comercialização e em rede de franquias de chocolates finos do mundo, com lojas físicas por todo o país. Trata-se de uma sociedade empresária limitada de capital 100% nacional, que completou 36 anos de história em 2024. De mãos dadas com a inovação, a Cacau Show busca oferecer a maior variedade de produtos para adoçar e encantar os consumidores em qualquer momento.
Em 2024, a Cacau Show foi a empresa que mais salvou alimentos com a Food To Save, ultrapassando a marca de 209 mil Sacolas Surpresa vendidas por meio do nosso aplicativo. Juntas, salvamos chocolates, trufas, tabletes, biscoitos e panetones do desperdício.
Acompanhe o depoimento de Jéssica Bezerra, Coordenadora de E-commerce da Cacau Show, ao receber o Prêmio Food To Save 2024:
“Para a Cacau Show, estar aqui recebendo este prêmio é mais do que uma honra, é um verdadeiro privilégio. Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão à Food To Save pelo apoio na realização desse trabalho extraordinário de combater o desperdício de alimentos e contribuir para a redução do seu impacto no planeta. Estamos imensamente felizes e orgulhosos por fazer parte dessa transformação tão significativa.”
Lucas Infante, Edmilson Anacleto Pereira e Davi Lopes no Prêmio Food To Save 2024.
O Grupo Supernosso é um conglomerado de empresas mineiras que está há 80 anos no mercado atacadista e há 25 anos no varejo. São mais de 70 lojas, além de indústrias e distribuidoras. Atualmente, o Grupo abrange as bandeiras: Supernosso, Momento Supernosso, Supernosso.com, Apoio Mineiro, Apoio Entrega, Distribuidoras Dec Minas, Dec Bahia e DecLub, Indústria Raro Alimentos, Supernosso Be Honest e Orgânicos do Chico.
Com a Food To Save, o Grupo Supernosso excedeu as 203 mil Sacolas Surpresa vendidas, tornando-se o nosso segundo maior parceiro no combate ao desperdício de alimentos no ano de 2024. Juntos, salvamos itens de padaria, hortifrúti, mercearia, bebidas e muitos outros alimentos.
Leia o depoimento de Edmilson Anacleto Pereira, Diretor executivo do Grupo Supernosso, ao ser recebido no palco do Prêmio Food To Save 2024:
“A gente fica super feliz e agraciado em uma situação de premiação dessa. A Food To Save, inclusive, entrou no planejamento estratégico da empresa. Mas nós não somos vendedores de sacolas, somos varejistas de outros segmentos… Isso é recuperação. E a gente acabou definindo KPIs de percentual de recuperação. E isso vale bem a pena: a gente buscar o combate ao desperdício.”
O Angeloni é uma rede de supermercados que atua há mais de 60 anos em Santa Catarina e Paraná. Atualmente, o grupo possui 34 lojas, 9 postos de combustível e 26 farmácias. Fundado em maio de 1958, pelos irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni, a rede dedicou-se a desbravar novos mercados e a fortalecer o conceito Angeloni de bem servir durante as décadas seguintes.
No ano de 2024, o Grupo Angeloni alcançou mais de 87 mil Sacolas Surpresa vendidas por meio do aplicativo da Food To Save. Com isso, tornou-se o terceiro parceiro que mais contribuiu para o combate ao desperdício de alimentos no Brasil neste ano. Juntos, salvamos produtos de padaria e hortifrúti.
Veja o depoimento de Gesiel Vieira, Gerente de Eficiência Operacional do Angeloni, durante o Prêmio Food To Save 2024:
O Grupo Hortifruti Natural da Terra é a primeira e maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil, responsável por criar um segmento com um jeito diferente de oferecer o frescor das feiras com a praticidade dos grandes mercados. Seu compromisso é levar até seus clientes o que a natureza tem de melhor. Fazer isso com profissionalismo, amor e um sorriso estampado no rosto foi o que trouxe o Grupo até 63 lojas no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
Em 2024, o Grupo Hortifruti Natural da Terra chegou a mais de 83 mil Sacolas Surpresa vendidas com a Food To Save. Juntos, salvamos produtos de hortifrúti, padaria e supermercado.
Assista ao depoimento de Luciano Santos, Gerente de Operações e Transporte de E-commerce do Grupo HNT, sobre o Prêmio Food To Save 2024:
Com um modelo de negócios multiformato e multicanal, o GPA reúne algumas das redes e marcas mais conhecidas e valiosas do varejo, como Pão de Açúcar e Extra, além das marcas exclusivas Qualitá, Taeq e Club des Sommeliers. Com mais de 700 lojas físicas e líderes do e-commerce alimentar no Brasil, o GPA trabalha para oferecer aos seus clientes a melhor experiência de compra todos os dias, quando ele quiser e onde estiver.
No ano de 2024, o GPA atingiu mais de 67 mil Sacolas Surpresa vendidas por meio do aplicativo da Food To Save. Juntos, salvamos itens de panificação, laticínios, mercearia e hortifrúti.
Descubra os depoimentos de Amon Chaves, Diretor de E-commerce e Operações Digitais do GPA, e Barbara Larissa, Consultora de Operações do GPA, sobre a parceria com a startup no Prêmio Food To Save 2024:
A NEMA é uma rede de padarias artesanais, responsável por produtos de alta qualidade e de fermentação natural. Seu principal objetivo é levar comida de qualidade para o maior número de pessoas pelo Brasil. Para manter este compromisso, a NEMA é extremamente focada em melhoria e otimização de processos, qualidade e utiliza muita tecnologia para ajudar nessa missão.
Com a Food To Save, a NEMA alcançou mais de 55 mil Sacolas Surpresa vendidas somente neste ano de 2024. Juntos, salvamos itens de pães, focaccias, sonhos e muitos outros itens de panificação e doceria.
Inspirada nos verdadeiros donuts americanos, a The Good Cop se tornou uma das maiores marcas brasileiras do segmento em poucos anos de atuação. Com um sucesso crescente não só em vendas, como nas mídias sociais, o Pandinha rapidamente se tornou o queridinho da galera, sendo um dos principais responsáveis pela educação do brasileiro em relação a o que é comer um donut americano de verdade.
Em 2024, a The Good Cop vendeu mais de 38 mil Sacolas Surpresa por meio do aplicativo da Food To Save. Juntos, salvamos donuts originais, clássicos, recheados e especiais.
Confira o depoimento de Diego Schisler Donato, Diretor de Delivery, sobre os resultados divulgados no Prêmio Food To Save 2024:
Fundada em 1984, a Padaria Michelli conta com nove unidades espalhadas pelo estado de São Paulo. Reconhecida por sua excelência em panificação, a rede se dedica a oferecer produtos de alta qualidade, sempre comprometida em superar as expectativas de seus clientes com um atendimento profissional e acolhedor.
Em 2024, a Padaria Michelli reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade ao vender mais de 34 mil Sacolas Surpresa por meio do aplicativo da Food To Save. Essa iniciativa foi essencial para evitar o desperdício de pães, bolos, doces e outros produtos artesanais.
O Grupo CRM, formado pelas marcas Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffee, é uma referência no setor alimentício, especializado em chocolates e doces premium. Com mais de 800 lojas espalhadas por todo o Brasil, o Grupo CRM está sempre próximo dos seus clientes, oferecendo produtos que combinam excelência e criatividade.
Em 2024, o Grupo CRM evitou o desperdício de mais de 31 toneladas de alimentos com a Food To Save. Essas conquistas refletem o compromisso do Grupo com um futuro mais sustentável e consciente.
O Rei do Mate é uma das maiores redes de alimentação do Brasil, com mais de 300 lojas espalhadas por todo o país. Com mais de 40 anos de tradição, seu famoso mate já é sucesso em todo o território nacional, com a venda de mais de 1,8 milhão de copos por mês.
Em 2024, o Rei do Mate alcançou um marco importante ao vender mais de 25 mil Sacolas Surpresa com a Food To Save, demonstrando como a transformação de excedentes em novas oportunidades de consumo é um exemplo claro de como tradição e responsabilidade podem caminhar juntas.
Confira o depoimento de João Batista, Diretor de Franquias e Expansão, e Vinicius Quadros, Coordenador de Novos Canais, sobre a parceria no Prêmio Food To Save 2024:
Fundado em 1951, o Confiança Supermercados é uma referência no estado de São Paulo. Além das 15 unidades físicas, a rede também está presente no meio digital por meio do Confiança Delivery.
Em 2024, o Confiança Supermercados vendeu mais de 24 mil Sacolas Surpresa no aplicativo da Food To Save, o que resultou na recuperação de mais de 24 toneladas de alimentos, reforçando a missão da empresa de unir tradição, inovação e sustentabilidade.
O St Marche é uma rede de supermercados com 31 lojas na capital e Grande São Paulo. Fundada há 22 anos no bairro do Morumbi, a marca tem como missão reunir, em um único espaço, padaria artesanal, frutas e legumes selecionados, e um açougue com cortes frescos.
Em 2024, com menos de um ano de operação com a Food To Save, o St Marche evitou a emissão de mais de 59 toneladas de CO2 na atmosfera ao vender quase 24 mil Sacolas Surpresa por meio do nosso aplicativo.
O ano de 2024 deu muitos motivos para a Food To Save celebrar. Afinal, já são mais de 8 mil estabelecimentos cadastrados até o fim do ano, que seguem unidos pelo mesmo propósito: combater o desperdício de alimentos e transformar a relação das pessoas com a comida. Juntos, já levamos impacto positivo para diversas cidades do Brasil, conectando consumidores e negócios em prol de um futuro mais sustentável.
Mas esse é só começo. Precisamos expandir nossa missão ainda mais!
O compromisso da Food To Save vai muito além de números: é um pacto com o planeta e com as futuras gerações. Queremos um futuro mais consciente, onde cada alimento seja valorizado, cada recurso seja utilizado de forma responsável e cada escolha ajude a construir um mundo melhor. E esse compromisso não é só nosso.
Ao lado de padarias, supermercados, restaurantes e tantos outros estabelecimentos, especialmente aqueles reconhecidos pelo Prêmio Food To Save 2024, evitamos que alimentos próprios para o consumo fossem desperdiçados. Cada parceiro que se junta à nossa plataforma, fortalece suas iniciativas de sustentabilidade e amplia seu impacto positivo.
Ao mesmo tempo, somos ponte para que mais brasileiros adotem práticas sustentáveis no dia a dia, transformando hábitos e contribuindo para um mundo mais equilibrado. Afinal, reduzir desperdícios não é apenas uma ação corriqueira, é um passo essencial para diminuir desigualdades, preservar recursos e construir um amanhã mais justo e próspero para todos.
Juntos, estamos mudando a forma como o mundo enxerga o desperdício. E isso, sim, é só o começo!
Gostou de descobrir um pouco mais sobre o Prêmio Food To Save 2024 e quer também trazer seu negócio para a Food To Save? Então, clique aqui e confira todas as vantagens de ser parceiro do movimento foodsaver!
Daniella Orsi
Coordenadora de Branding da Food To Save, lidera iniciativas para educar, engajar e aproximar estabelecimentos e consumidores no maior movimento contra o desperdício de alimentos do Brasil.