e-book: #NatalSemDesperdício
você também concorda que o Natal é uma das épocas mais esperadas e gostosas do ano? tem salpicão, farofa (você é do time com...
você já pensou que o que sobra de um alimento pode se tornar um ótimo ingrediente para receitas? ou se tornar base para compostagem? pensar sobre como reaproveitar as sobras dos nossos alimentos é muito importante para evitar o desperdício. separamos algumas dicas de como reaproveitar os alimentos que seriam descartados. 🤔
apesar do Brasil ser considerado o quarto maior produtor de alimentos do mundo, ele também joga no lixo um terço do que produz, o equivalente a 39 mil toneladas de alimentos, quantidade suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de brasileiros com as três principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).
pensando nisso, separamos algumas dicas para incrementar na sua rotina e reaproveitar alguns alimentos que seriam jogados fora somente por estarem sobrando na sua geladeira. além de uma alimentação mais sustentável, você pode economizar até 20% do seu orçamento mensal de compras no mercado.
sabemos que um ponto de higienização de alguns vegetais é retirando a casca, mas não necessariamente essa atitude é mais saudável ou sustentável. as propriedades de muitas hortaliças se encontram em suas cascas, o importante nesses casos é se atentar à higienização correta.
além disso, quando tiramos as cascas, costumamos jogá-las no lixo e isso também se configura como desperdício. caso opte por descascar os alimentos, saiba que as cascas de melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana e laranja podem virar deliciosas geleias. ferver a casca de abacaxi também pode render um ótimo chá.
outras cascas como de batata e cenoura podem virar lanches da tarde como chips crocantes. basta higienizar bem, temperar e fritar ou assar. as folhas de beterraba ou cenoura também podem se tornar boas saladas. as pontas do tomate podem servir para complementar um molho, basta bater no liquidificador.
os talos dos alimentos também podem ser aproveitados em receitas do dia a dia. por exemplo, os talos do espinafre e dos brócolis podem ir no arroz ou nos ovos mexidos. já aqueles aromáticos como os de salsa e cebolinha podem servir de “cama” para assados. eles agregam um sabor único à receita e ainda evitam que o alimento queime o fundo.
as sementes também são ótimas e saudáveis para reaproveitar. quando trituradas, por exemplo, elas se tornam uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais que pode ser misturada a outros cereais para complementar a refeição. outra opção é fazer delas lanches rápidos e nutritivos ao torrá-las no forno.
porém, caso não se sinta confortável com nenhuma das nossas ideias, você ainda pode doar os restos dos vegetais para as hortas comunitárias ou locais próprios que fazem compostagem, mas além disso, você também pode fazer uma em casa para nutrir suas plantas.
sabe aquele pão que você acabou esquecendo de comer? não se preocupe! ele pode se tornar uma farinha deliciosa para empanar seus alimentos, por exemplo. basta triturá-lo no liquidificador até formar uma farinha, a famosa farinha de rosca. ou então, que tal fazer um lanchinho gostoso para comer entre as refeições. o pão duro pode se transformar em ótimas torradinhas. é só cortá-lo em rodelas, passar manteiga ou uma pastinha com ervas e levar ao forno.
falando nisso, aqueles talos de ervas que sobraram da sua receita do almoço podem ser ingredientes de uma pastinha aromática para a sua torrada. basta picar bem pequenininho e misturar na manteiga. passe no pão cortado e leve ao forno.
o pão dormido ainda pode se tornar uma torradinha de acompanhamento de sopas e saladas, os famosos croutons. para fazer, ao contrário de cortar o pão em rodelas, você os corta em cubinhos e leva ao forno para ficarem crocantes.
mas não só para torradas ele serve, o pão duro ainda pode virar base de uma boa rabanada ou de um pudim de pão delicioso. com certeza ele irá salvar a sobremesa do seu almoço especial!
sabe aqueles pedaços de frango assado que sobraram do almoço? além de você poder consumir novamente na janta ou no almoço do dia seguinte, desfiados eles viram recheios para muitas receitas. e tem mais: se você desfiar e congelar, ele pode durar mais tempo.
uma dica para consumir o frango assado depois é requentar os pedaços desfiados na frigideira, no lugar do micro-ondas, pois assim deixa a pele mais crocante e atenua o gostinho do alimento.
além disso, você pode usar a carne desfiada em tortas, pizzas, coxinhas, panquecas, ou seja, qualquer receita que leve frango, desde o café da manhã até a janta. p importante é se atentar ao tempero que foi utilizado no frango e ao tempo que ele ficou ou vai ficar na geladeira.
como dito, no congelador ele pode durar mais tempo, mas como está temperado, o ideal é consumir logo para não estragar. do mesmo modo, na geladeira ele dura apenas dois dias.
no geral, todos os alimentos que não estejam estragados podem ser reaproveitados para outras receitas. fazendo isso, você não enjoa de comer a mesma refeição e não joga no lixo os restos que sobraram.
mais exemplos disso é reaproveitar nossos queridos arroz e feijão, quando ainda estão em panelas separadas, claro. o arroz pode virar bolinho, lasanha de arroz, arroz de forno ou risoto. e o feijão também pode se tornar bolinho, feijão tropeiro ou tutu de feijão, por exemplo.
carnes e ovos podem se transformar em uma deliciosa farofa para acompanhar seu churrasco e o resto de leite pode complementar alguma receita ou virar um delicioso doce de leite.
o que importa de verdade é evitar o desperdício e o descarte desnecessário de alimentos que ainda estão aptos para consumo. nós da Food To Save, te convidamos a fazer essa reflexão e reaproveitar alimentos que antes você descartava.
que tal conhecer nosso app? nós vendemos alimentos que são excedentes de grandes estabelecimentos por até 70% de desconto! 😍 baixe agora e ajude a combater o desperdício de alimentos.
leia também:
📣 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos
michelle.ribeiro