precisa de ajuda? manda um alô!

7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

11 | 04 | 2023
7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

O Brasil é considerado um dos países que mais desperdiçam comida em todo o mundo. Pois é! Essa informação é bastante preocupante. Então, pensando nesse assunto, bora falar sobre algumas dicas para evitar o desperdício de alimentos aí na sua casa? Vem com a gente! ????

Leia também:

???? Como combater o desperdício de alimentos?

???? Pegada hídrica: o que é e como calcular?

???? Dia Mundial Sem Carne: por que participar desse movimento?

Por que falar sobre o desperdício de alimentos?

Infelizmente, o desperdício de alimentos costuma ser um problema que afeta a maioria das pessoas. Na correria do dia a dia, alguns produtos podem passar da data de validade. Ou, ainda, certas frutas, verduras e legumes acabam sendo esquecidos na geladeira. ???? Com isso, nós acabamos jogando muita comida fora!

De acordo com o mais recente Índice de Desperdício Alimentar do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), de 2021, estima-se que cada brasileiro ou brasileira desperdiça até 60 kg de alimentos por ano. É muita coisa, né?

Por isso, ainda que essa situação seja recorrente na sua casa, existem alguns hábitos que podem ajudar você e a sua família a aproveitar mais os alimentos. Evitando, assim, o desperdício! E aí, vamos descobrir quais são? ????

7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

Organizar a despensa, a geladeira e a cozinha, estar atento durante as compras, evitar exageros… Ufa! Confira a seguir as nossas principais dicas para evitar o desperdício de alimentos. Bora lá?

1. Use o método FIFO

First In, First Out. Na tradução literal, essa expressão em inglês significa primeiro a entrar, primeiro a sair. Ou seja, preste muita atenção nos alimentos que entram e saem da sua geladeira! ????

Monitorar a data de validade dos alimentos é a dica mais simples e prática para evitar que qualquer comida seja jogada fora. Nesse sentido, é importante priorizar o consumo daqueles produtos cujo prazo de validade já se aproxima, ok?

Uma sugestão é colocar os produtos que vencem primeiro à frente nas prateleiras. Dessa forma, dificilmente será necessário jogar esses alimentos no lixo. E não esqueça de reaproveitar sobras do dia anterior, hein?

2. Separe e higienize os alimentos

Outra dica bastante descomplicada é higienizar e secar bem todas as frutas, legumes e verduras. Especialmente, antes de guardar em embalagens fechadas. Assim, você prolonga a durabilidade dos alimentos! ????

Além disso, um conselho bem legal é congelar as sobras de refeições e até as suas hortaliças. Dessa forma, você garante que eles vão durar mais alguns dias!

3. Não se engane quanto à aparência

Por vezes, alguns alimentos sofrem reações que podem deixar a sua aparência pouco apetitosa. ???? Mas isso não significa que eles não são mais seguros para o consumo!

Pensando nisso, é importante saber o tempo de conservação de alguns itens. Veja o tempo de cada alimento na geladeira segundo a cartilha do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC):

  • Queijos: Se bem conservados, eles permanecem alguns dias na geladeira. Os modelos mais molinhos, como a ricota e o queijo minas, aguentam cerca de três dias. Enquanto isso, queijos mais duros, como o provolone e o parmesão, têm maior tempo de conservação. Atenção: você deve dispensar o queijo quando ele apresentar pontos de mofo em sua superfície ou quando a sua cor for alterada, tá?
  • Verduras, frutas e legumes: 3 a 7 dias na geladeira;
  • Leite: 2 a 5 dias na geladeira;
  • Carnes e frios: 3 dias na geladeira;
  • Comida pronta: 1 a 2 dias na geladeira.

4. Aproveite as partes não convencionais

Diversos alimentos possuem propriedades nutritivas em regiões que não costumam ser notadas na hora de cozinhar. Cascas e talos, por exemplo, podem ir parar no lixo de maneira equivocada, já que podem ser extremamente úteis! ????

Cascas de frutas, como o limão e a laranja, podem virar aperitivos e até temperos para sua comida, sabia? Já a casca da batata também pode ser frita separadamente e virar uma boa alternativa de entrada!

Enquanto isso, as sobras de arroz e de feijão podem virar bolinhos. E o pão amanhecido pode virar farinha! São diversas oportunidades. Que tal usar a sua criatividade para explorar os alimentos e evitar o desperdício?

5. Use as sobras como adubo

Em certos casos, algumas comidas não podem ser reaproveitadas. Porém, elas ainda podem ser usadas como adubo para as suas plantas! Já pensou nessa alternativa? ????

Os principais adubos são as cascas de frutas, as sobras de comida e outros alimentos que passaram da data de validade, que podem ser aproveitados para preparar uma compostagem natural, muito útil para o solo de casa. Legal, né?

6. Faça listas de compras

Afinal, o que é comprar de forma consciente? No geral, significa prestar atenção ao que se compra e ao que se consome no dia a dia. Quer dizer, comprar apenas o necessário!

Por isso, bora verificar o que está no armário, na despensa ou na geladeira antes de ir ao supermercado? Assim, você evita que muitos dos mantimentos acabem indo para o lixo! ????

Vale lembrar que a lista de compras também ajuda no controle do consumo e até na economia do mês. Além disso, se possível, vá ao mercado com maior frequência. Desse modo, você evita comprar demais e fazer estoques desnecessários!

7. Resgate alimentos com a Food To Save

Quando se trata de economia e alimentação consciente, a Food To Save é uma ótima alternativa! Afinal, quem não quer ajudar a combater o desperdício de alimentos e ainda economizar até 70% nas suas compras?

Pois bem! Com o app da Food To Save, você resgata produtos para consumo imediato, que estão próximos da data de validade ou que não estão com a aparência ideal para os consumidores. E que, por conta disso, seriam descartados por supermercados, padarias e restaurantes! ????

Com isso, já salvamos mais de mil toneladas de alimentos e evitamos a emissão de 2.500 toneladas de CO2 na atmosfera! Não é impressionante? Por isso, dizemos que o movimento foodsaver é bom para você, é bom para o seu bolso, é bom para o mundo!

Para fazer parte da Food To Save, é muito fácil. É só clicar aqui para baixar o app, fazer seu cadastro e resgatar sua Sacola Surpresa.

Pronto! Você já pode começar a resgatar alimentos e ajudar a combater o desperdício de alimentos na sua cidade. Vamos juntos? ????

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app