
Descubra como congelar seus alimentos corretamente
Sabe quando bate aquela preguiça de cozinhar ou quando sobra comida depois do almoço de domingo? Pois é, congelar os alimentos pode ser...
São Paulo é uma cidade enorme, com milhões de habitantes e que não faltam opções de restaurantes. e a dúvida eterna sempre fica: afinal, o que comer em São Paulo? bora conferir que vamos te ajudar! 🤩
como todo o Brasil, a cultura e a culinária de São Paulo não são diferentes: suas principais influências vieram de Portugal, da África e dos indígenas locais. mas por volta dos séculos 18 e 19, os imigrantes que se fixaram na região levaram influências de seus países e aprimoraram a gastronomia do estado.
antes do estado se tornar rico com o café, o povo que lá vivia se virava com carnes de caça, peixes, legumes, raízes (como a mandioca), pinhão, frutas nativas e muito milho. e inclusive, até hoje, o milho é base de receitas famosas com a canjica, o curau, a pamonha e a farinha de milho.
atualmente a cidade tem uma culinária própria e reúne os maiores e melhores restaurantes da América Latina, são mais de15 mil restaurantes e 20 mil bares. 😱
e para conhecer um pouco mais da gastronomia paulista, separamos algumas das comidas típicas e famosas da região. bora conferir:
essa é uma receita típica da cidade e nada mais é do que a combinação de arroz, feijão, ovo, couve e bisteca. e a sua história começou junto com as viagens dos bandeirantes no século 18. na época, os alimentos que eles levavam, como feijão, a farinha de milho, a carne-seca e o toucinho chacoalhavam e ficavam “revirados”, dando origem à receita.
vocês sabiam que a famosa coxinha foi criada em São Paulo? a história conta que ela foi criada no século 19 para agradar o paladar do filho da princesa Isabel ainda criança.
segundo relatos, ela comia apenas coxas de frango e descartava as outras partes. assim, como não havia coxas suficientes para a criança, as cozinheiras resolveram transformar o frango todo em coxas. com isso, elas desfiavam a carne e preparavam uma massa em formato de coxas de frango.
e foi assim que nasceu a deliciosa coxinha que hoje é um dos salgados mais amados pelos brasileiros.
esse também é um lanche clássico paulista e que nasceu por volta de 1920, na cidade de Bauru e na lanchonete com mais de 90 anos, Ponto Chic. esse lanche nada mais é do que o pão francês recheado quatro queijos derretidos, rosbife e fatias de tomate e pepino.
o sanduíche é tão tradicional que possui um Certificado Municipal que atesta a lanchonete criadora como dona da originalidade e exclusividade de venda do verdadeiro sanduíche.
esse é um dos petiscos mais populares dos bares do Brasil e veio da Escócia, acredita? ele é um bolinho, quase uma coxinha de ovo envolto com carne ou uma massa de farinha de trigo. o importante é que ele seja empanado e frito na gordura quente.
um clássico e famoso de São Paulo é o pão com mortadela, que aparentemente é simples, mas ganha um sabor especial quando você come no Mercado Municipal de São Paulo. e a sua origem também é portuguesa e perdura há 80 anos. ela surgiu com o objetivo simples de ser um lanche rápido para alimentar os feirantes do mercado.
outro lanche simples, mas muito famoso e saboroso de São Paulo é o pão na chapa. ele é um clássico do café da manhã paulista e algumas versões da história contam que ele surgiu nas padarias da região durante a década de 1950.
lembra da farinha de milho que era muito usada? agora ela toma forma como cuscuz paulista, em uma versão que incorporou o prato africano típico no nordeste do Brasil e adicionou temperos indígenas e europeus.
assim, sua versão mais contemporânea costuma ser feito com farinha de milho, molho de tomate, pedaços de tomate, azeite, pedaços de ovo cozido e alguns ingredientes enlatados, como ervilha, milho verde, palmito, azeitona e sardinha, além de sal e temperos.
outro lanche que faz sucesso com os paulistas é o sanduíche de pernil ou Pernil do Estadão. isso porque o Bar do Estadão, local onde os jornalistas se reuniam frequentemente por ser perto da redação do jornal, também reunia um cardápio variado e dentre os lanches, se destacava o sanduíche de pernil.
além disso, dentro do bar há várias vitrines de comida com os pernis assados ainda inteiros. para fazer o lanche, o chapeiro corta alguns pedaços desses pernis e esquenta com o molho especial da casa, com cebola, pimentão e outras iguarias. ainda é possível adicionar queijo e abacaxi no seu sanduíche.
São Paulo, como é uma metrópole que abriga diversos povos, também possui uma gastronomia diversificada com inúmeros restaurantes italianos, árabes, japoneses e chineses, entre outros.
você encontra esfirras, tabules e beirutes com muita facilidade andando pelas ruas da cidade. é muito comum encontrar coxinhas e quibes juntos em vitrines de lanchonetes e pastéis fritos na hora.
do mesmo jeito, São Paulo é famosa pela variedade e qualidade de massas e pizzas que trouxeram da Europa tradições que complementam os pratos. além disso, não poderíamos deixar de falar do Bairro da Liberdade que é casa dos imigrantes japoneses e abriga uma das culturas orientais mais ricas.
em São Paulo você realmente encontra o que quiser à hora que quiser e com um sabor ímpar. a cidade engloba o desejo de todos que querem sair um pouco de casa e conhecer os bares, ou quer aproveitar uma boa refeição em casa.
além disso, a cidade é uma das regiões que mais contribuem na luta contra o desperdício de alimentos por meio da Food To Save. o aplicativo possui diversos parceiros incluindo o Manai, The Good Cop Donut, Emporium São Paulo, Natural da Terra, Bakebun Bakery, Padaria Bella Paulista, Rei do Mate, Havanna, Dídio Pizzas, Cacau Noir, Cacau Show, Dengo Chocolates, Kibon e Ben & Jerry’s e muito mais. e você compra com até 70% de desconto, sabia? baixe agora o app e venha fazer parte do nosso movimento!
leia também:
📣 o que acontece com os excedentes de comida dos restaurantes?
Michelle Ribeiro
Michelle Ribeiro é bióloga e autora no Blog da Food To Save.