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Arroz, o alimento mais descartado pelos brasileiros

22 | 02 | 2022
Arroz, o alimento mais descartado pelos brasileiros
#truquefoodsaver

Que a dupla arroz e feijão é a queridinha dos brasileiros, muitas pessoas já sabem, mas você sabia que o arroz é o alimento mais descartado no Brasil? Enquanto o arroz e o feijão estão presentes em aproximadamente 38% dos pratos dos brasileiros, os números de descarte de arroz assustam, atingindo 22% de todos os alimentos descartados no país. Saiba abaixo como você pode contribuir para mudar esse triste cenário. QUAL QUANTIDADE DEVO COZINHAR? Na hora de cozinhar o arroz, muitas pessoas se deparam com uma dúvida: “Qual quantidade devo cozinhar para satisfazer meus convidados?”. Infelizmente, nesse momento, acaba surgindo o conceito de “é melhor sobrar do que faltar”, e é aí que erramos a mão na cozinha e acabamos preparando muito mais do que o necessário. Veja como é fácil mudar isso: • Antes de tudo, é importante entender se o arroz será um acompanhamento ou o prato principal. Em média, consideramos 90 g por pessoa quando ele é servido como acompanhamento, e 180 g quando é servido como prato principal. Pode acreditar, essa quantidade será suficiente.

• Muitas pessoas não possuem medidores em casa e acabam cozinhando sem calcular corretamente. Para evitar uma quantidade elevada de excedentes, uma alternativa é utilizar xícaras como medidores (cada xícara costuma ter aproximadamente 360 g).

• Pense na receita que irá fazer; programar-se com antecedência é sempre a melhor forma para evitar o desperdício de alimentos e saber exatamente a quantidade necessária a ser comprada e preparada a cada refeição.

COMO REAPROVEITAR O ARROZ? Além de se organizar para minimizar ao máximo o excedente de arroz em sua casa, é importante também conhecer alternativas para reaproveitar esse alimento e evitar que ele acabe sendo descartado. • Utilize o micro-ondas: Uma alternativa fácil e prática para deixar seu arroz com gosto de fresquinho e reaproveitá-lo no dia seguinte é aquecer no micro-ondas. Em vez de simplesmente colocar em uma travessa e levá-la ao micro, adicione cubos de gelo na hora de aquecer. A proporção ideal é uma pedra de gelo para cada duas xícaras de arroz; aqueça por aproximadamente 5 minutos no micro-ondas e, dessa forma, você terá um arroz molhadinho com gosto de arroz do dia.

• Faça arroz-doce: Além de fácil de fazer, o arroz-doce é uma opção deliciosa para adoçar o seu dia. Essa receita é utilizada quando o arroz não está temperado com cebola e alho, e pode ser preparada com ingredientes básicos que você provavelmente já tem em casa. Veja como preparar essa receita: Adicione 1 litro de leite para duas xícaras de arroz cozido e mexa em fogo médio por 30 minutos, até reduzir e ficar cremoso. Acrescente uma lata de leite condensado, desligue o fogo e continue mexendo até ficar ainda mais cremoso. Após esfriar, polvilhe canela e sirva.

• Salve o arroz queimadinho: Muitas vezes, durante a preparação do arroz, acabamos deixando que passe um pouco do ponto e alguns grãos acabam queimando. Mas você sabia que, se agir rápido, você consegue evitar que esse gostinho de queimado se espalhe para todo o arroz da panela? Quando isso acontecer, basta colocar uma fatia de pão de forma em cima do arroz e deixar a panela tampada por aproximadamente 8 minutos. Dessa forma, o pão irá absorver o gostinho de queimado e você conseguirá aproveitar toda a sua panela de arroz sem se preocupar com aquele fundinho que queimou.

• Que tal um bolinho de arroz? Essa é daquelas opções deliciosas que satisfazem qualquer um! Veja como é fácil: INGREDIENTES: o 2 xícaras (chá) de sobra de arroz cozido o 1/2 xícara (chá) de queijo ralado (opcional) o 1/2 xícara (chá) de leite o 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado o 1 colher (sopa) de fermento em pó o 1/2 xícara (chá) de amido de milho o 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo o 3 ovos o Óleo para fritar • MODO DE PREPARO o Misture todos os ingredientes até criar uma massa firme, faça os bolinhos e frite em óleo quente, até que dourem. Escorra em toalha de papel e sirva.

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