7 comidas típicas do Rio de Janeiro

20 | 08 | 2024
7 comidas típicas do Rio de Janeiro

a culinária do Rio de Janeiro é muito rica. ela se iniciou com grande influência dos portugueses, indígenas e africanos que colonizaram o local, sabia? 🤔 se prepare pra conhecer 7 comidas típicas do Rio de Janeiro nesta matéria sensacional! 😍

com a expansão comercial o estado passou a receber muitos europeus, principalmente italianos, espanhóis e alemães. nas últimas décadas, os cariocas começaram a adaptar pratos tradicionais de imigrantes sírios, libaneses, árabes, chineses, coreanos, japoneses e suíços à cultura local, utilizando ingredientes brasileiros. 

muito se ganhou com essa diversidade de culturas e sabores e atualmente podemos encontrar de doces a salgados, em restaurantes chiques à praia, diversos alimentos que foram criados ou influenciados pelo Rio de Janeiro.

bora conhecer mais essas comidas típicas da região? 😉

feijoada 

a história da feijoada vem da época do Brasil Colônia, em que os alimentos dos escravos eram muito precários. a história diz que o prato foi criado como uma espécie de guisado com os restos de feijão preto e pedaços da carne de porco que eram deixados de lado pelos donos de escravos. porém, o outro lado da história também diz que o feijão era algo nobre e a feijoada era consumida pela elite escravocrata. 

atualmente o prato é um dos mais consumidos no Rio de Janeiro num domingo à tarde ou durante uma roda de samba, e vem sempre acompanhada de arroz, feijoada, farofa, couve e até rodelas de laranja.

bolinho de bacalhau

essa receita é uma herança dos portugueses que trouxeram para o Brasil muito bacalhau. o que se sabe é que o bolinho é uma iguaria do Mediterrâneo e sua receita percorreu os oceanos até chegar aqui. e hoje ele é um petisco muito pedido em bares e restaurantes como entrada.

atualmente o bolinho de bacalhau tem várias variações, podendo ser feito com batata ou mandioca, mas utilizando farinha e até ovo para dar liga. o importante é não deixar muita água na batata ou mandioca e dessalgar o bacalhau antes de misturar à massa.

pastel

quem não gosta de pastel de feira, não é mesmo? e para os cariocas não tem combinação melhor do que pastel com caldo de cana. não pode ser qualquer um, tem que ser do barzinho confiável ou na feira no domingo de manhã.

a influência do pastel vem do rolinho primavera oriental, mas o Brasil logo incorporou a receita e adaptou com todos os tipos de recheio que vocês imaginarem. os preferidos dos cariocas são os de camarão, carne, queijo. 

filé mignon grelhado

esse é um prato mais sofisticado, especial para os amantes de uma boa carne. o filé mignon grelhado é um dos mais pedidos em bares à noite com bons drinks e música ao vivo. 

um dos mais famosos pratos é o Filé Oswaldo Aranha que acompanha farofa e batata frita e homenageia o diplomata gaúcho de mesmo nome. mas existe uma variação que também é muito pedida que acompanha queijo brie, purê de batatas e molho roti com farofa.

cachorro-quente

é claro que nessa coletânea não poderia faltar o famoso “podrão” né? e o cachorro-quente é um dos mais adorados pelos cariocas, seja em qualquer horário do dia.

a versão clássica brasileira é só pão, molho e salsicha, mas no Rio de Janeiro eles ainda acrescentam ovo de codorna, molho vinagrete, queijo parmesão ralado, azeitona, batata palha e até uva-passa.

biscoito Globo e Mate

se você for ao Rio de Janeiro e não comer um biscoito Globo e tomar um Mate, você não conheceu o Rio de verdade. essa combinação é a essência dos lanchinhos na praia e virou até patrimônio cultural da cidade.

esse lanche nada mais é do que um biscoito de polvilho e um chá de mate ótimo para se alimentar e se refrescar no calor das praias. 

picadinho

esse é um prato muito comum na casa dos cariocas e que rende outras receitas durante a semana. o picadinho de carne nada mais é do que a carne frita em pequenos pedaços que acompanha o arroz e o feijão e demais complementos.

também é muito comum reutilizar essa carne picadinha para fazer acebolada, com molho e até strogonoff. em alguns lugares ele é servido com ovo poché, banana à milanesa e diferentes molhos.

culinária de rua

no Rio de Janeiro, você encontrará diversas comidas que vieram de outros países e culturas, mas que foram adaptados aos temperos brasileiros. exemplo disso são os salgados, comumente encontrados em lanchonetes, com esfirras, quibes, tabule e até pastelarias chinesas.

já nas praias, além do famoso biscoito globo com chá mate, existem o caruru, o açaí, churrasquinhos, queijo na brasa, e picolés e bebidas no geral. nos bares você encontra os famosos filé com fritas, casquinha de siri, bolinho de camarão, caldinho de feijão, sopa de ervilha, pizzas, mocotó, caldo verde, entre outros.

conheça a Food To Save

os famosos pratos do Rio de Janeiro também estão na Food To Save com descontos de até 70% OFF. você pode fazer refeições completas ou pedir seu café da manhã e ainda se juntar à causa contra o desperdício de alimentos. ou se quiser, você pode fazer suas receitas em casa e pedir os ingredientes na Food, também com descontos incríveis. 

a Food To Save é uma iniciativa que conecta pessoas engajadas a estabelecimentos que também lutam contra o desperdício de alimentos. no Rio de Janeiro temos parceiros como Hortifruti, Supermercado Zona Sul, The Good Cop Donut, Megamatte, Gurumê, Lecadô, Rei do Mate e Brownie do Luiz.

baixe agora o aplicativo e salve Sacolas Surpresa de padarias, restaurantes, confeitarias, hortifrutis, supermercados, entre outros e receba suas compras em casa com valores que cabem no seu bolso e ajudam o meio ambiente. bora salvar alimentos com a gente?

leia também:

📣 você sabe qual a importância da alimentação equilibrada?

📣 descubra por que fazer parte do movimento foodsaver

📣 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

Sobre o autor

michelle.ribeiro

michelle.ribeiro

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app