5 receitas pra comemorar o dia do brigadeiro
se tem uma coisa que brasileiro gosta é festa, e festa de verdade tem que ter brigadeiro! esse docinho é praticamente sinônimo de...
uma alimentação equilibrada e saudável não precisa ser restritiva e desgastante para as pessoas. manter o equilíbrio é na verdade comer um pouco de cada alimento, sem exageros e evitar desperdícios, sabia? 🤔
fazer as refeições completas com carboidratos, proteínas e frutas e legumes é o que precisamos para que o nosso corpo funcione corretamente e esteja protegido de doenças. cada alimento, quando consumido de forma equilibrada, é capaz de levar diversos nutrientes ao nosso organismo. mas além de nos proteger, uma alimentação balanceada, pode nos trazer outros grandes benefícios.
confira algumas dicas para alcançar uma alimentação equilibrada, foodsaver! 🧡
as frutas, verduras e legumes são essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada, mas o consumo de diversas variedades dessas hortaliças é ainda mais importante para a ingestão adequada de nutrientes, fibras e outros compostos químicos. a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de pelo menos 400 gramas de hortaliças diversas por dia. Somente esta ingestão correta já garante boa proteção à saúde, diminuição no risco de desenvolver doenças e deficiências nutricionais.
a dica então é sempre incluir algum vegetal diferente em suas refeições. aposte nas cores, alternando hortaliças verdes, vermelhas, roxas, amarelas, brancas, entre outras. Varie também os tipos com folhas, frutos e raízes. confira alguns dos alimentos mais nutritivos do mundo:
o consumo adequado de nutrientes e calorias é o principal controlador do sobrepeso e da obesidade, bem como de doenças como diabetes, colesterol alto, hipertensão, entre outros. um prato adequado para uma boa alimentação deve conter:
mas lembre-se, deve haver um equilíbrio entre os produtos, sendo que na divisão dos alimentos no prato, a maior porção deve ser de verduras e legumes.
um corpo saudável e nutritivo produz mais energia e consequentemente aumenta a nossa imunidade, nossa disposição, produtividade e até o nosso humor. por exemplo, com o nosso corpo nutrido, as células ganham mais energia para combater qualquer tipo de agente causador de doenças.
alimentos como carboidratos, lipídios e nutrientes em geral, em níveis adequados, são capazes de suprir deficiências nutricionais de vitaminas e minerais e gerar mais energia para o corpo humano. uma alimentação equilibrada aumenta o nosso foco, concentração e disciplina.
ao mesmo tempo, os ganhos para a saúde mental também são imensos. muitos estudos já têm apontado que alguns alimentos possuem nutrientes que reduzem os sintomas da depressão e da ansiedade, principais enfermidades que atingem os brasileiros. além disso, alguns alimentos são melhores e fazem bem para o nosso cérebro como alimentos anti-inflamatórios, gorduras simples (monossaturadas ou poli-insaturadas) e antioxidantes, como frutas, legumes, nozes e vinho, por fazerem um efeito restaurador sobre o órgão.
a alimentação equilibrada ainda auxilia a combater o desperdício de comidas. sabe quando servimos mais do que aguentamos comer? para isso, existem algumas dicas.
em paralelo, a alimentação sustentável e equilibrada começa ainda na compra dos ingredientes. escolher produtos da estação, de pequenos comerciantes e fazer uma listinha objetiva do que precisa comprar são boas alternativas para evitar desperdícios.
você sabia que o transporte inadequado dos alimentos pode fazê-los estragar e assim serem descartados? ou que o modo como o produto é comercializado também pode danificá-lo e fazê-lo perder? as atitudes acima são algumas alternativas para contribuir para a roda de conscientização de uma alimentação saudável e equilibrada.
mas ainda, conscientizar o coletivo, por exemplo, começar em casa com sua família, também é essencial para o combate ao desperdício, principalmente quando incentivamos as crianças desde pequenos.
pra uma alimentação equilibrada já vimos que o planejamento e o investimento em hortaliças são as melhores opções e para uma alimentação consciente também. mas você já pensou em outras formas de se alimentar bem e ainda combater o desperdício?
o movimento da Food To Save busca exatamente isso: uma boa alimentação que contribui para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil e ainda auxilia na economia dos comércios e dos consumidores.
a iniciativa surgiu de mentes inquietas e números expressivos de desperdício de comida no país. assim, o objetivo é gerar reflexão sobre o reaproveitamento de alimentos por meio de uma cooperação entre consumidores e compradores.
por meio de um app, a Food To Save conecta os estabelecimentos aos consumidores e por lá é possível escolher o quando investir para retirar ou receber em casa aqueles alimentos. todos os alimentos são produtos de qualidade que seriam descartados por não terem sido consumidos na loja. portanto, para evitar esse desperdício, os estabelecimentos dispõem dos seus produtos com até 70% de desconto para que uma pessoa possa consumir. bora pro app?
leia também:
📣 7 filmes e documentários sobre alimentação sustentável