e-book: #NatalSemDesperdício
você também concorda que o Natal é uma das épocas mais esperadas e gostosas do ano? tem salpicão, farofa (você é do time com...
uma das tarefas mais difíceis no mercado com certeza é escolher as melhores frutas, verduras e legumes para nossa alimentação. a maioria das vezes vamos pela aparência da hortaliça. sabe aquela que brilha e aparenta estar bem suculenta? provavelmente ela deve ser um alimento da estação. mas você sabe quais os benefícios e a importância dos alimentos da estação? descubra agora!
hortaliças da estação são aquelas frutas, verduras e legumes que se desenvolvem em diferentes épocas do ano com mais abundância, por isso, elas possuem um aspecto melhor e são até mais saborosas. além disso, elas possuem mais nutrientes quando são colhidas e comercializadas na estação certa e por isso, são muito indicadas pelos nutricionistas e pelo Ministério da Saúde para garantir uma alimentação saudável.
são muitos os benefícios de alimentos da estação. Um deles, por exemplo, é a conservação do meio ambiente. frutos da estação possuem um processo natural até o seu crescimento sem precisar de muita interferência de agrotóxicos.
todos os aspectos da estação como o clima, o solo e os animais contribuem para o seu cultivo e absorção dos nutrientes da terra. para uma safra fora do tempo certo dos vegetais é necessário muito mais intervenção humana e a utilização de agrotóxicos para adequar o ambiente.
entretanto, o desenvolvimento não é o mesmo: apresentam-se alimentos menores, com menos nutrientes e mais produtos químicos, aumentando o descarte daqueles que não se desenvolvem na medida certa para o comércio.
portanto, quando seguimos o seu processo natural, as hortaliças desenvolvem mais nutrientes e ficam mais suculentas e saborosas, o que gera um valor a mais na nossa alimentação. quem não se sentiu mais acolhido com uma sopa de legumes quentinha no inverno? ou quando comeu aquela fruta saborosa e rica em água no verão? não é coincidência que esses vegetais estejam mais saborosos em determinadas épocas, e sim o processo natural de plantio e colheita deles.
nutricionistas afirmam que a quantidade de vitaminas e sais minerais disponíveis nos alimentos da estação são maiores e fazem muito bem à saúde do nosso corpo já que são produtos frescos e naturais.
além disso, optar por hortaliças da estação é a maneira mais simples de evitar o consumo elevado de compostos químicos utilizados nas safras fora de época. com isso, é possível garantir uma alimentação mais saudável e segura para você e sua família.
outro ponto de destaque dos alimentos da estação é o fator econômico gerado por eles. isso porque quando são cultivados na época certa, os vegetais nascem em abundância e com qualidade, o que favorece o seu comércio. elas chegam aos mercados com valores menores e contribuem muito para o bolso dos cidadãos.
em contrapartida, para serem produzidas fora da estação natural, elas precisam de maiores intervenções, o que compete a um gasto maior até a sua colheita e consequentemente reflete no seu valor final de comercialização. em paralelo, os alimentos da estação ainda favorecem os pequenos varejistas e comércios locais que estão perto de você.
quem nunca se deparou com uma horta comunitária ou um pequeno hortifruti no seu bairro? esses locais apostam em alimentos sazonais para um comércio mais sustentável.
se alimentar de produtos da estação é se alimentar de forma consciente e sustentável. isso porque o desperdício de hortaliças da época é muito menor já que os seus benefícios são muitos e o seu desenvolvimento é de qualidade. além disso, os alimentos da safra têm menor taxa de desperdício durante o transporte tanto por serem cultivadas mais perto de onde são comercializadas, quanto pelo seu melhor desenvolvimento.
elas ainda são mais sustentáveis já que se desenvolvem mais facilmente sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes, protegendo o solo para a próxima safra.
o processo de descarte de hortaliças é tão grave no Brasil que metade dos resíduos sólidos descartados nas áreas urbanas são verduras e legumes ainda aptos para o consumo.
são 33 mil toneladas de alimentos comestíveis jogados fora por ano, gerando perda de recursos e nutrientes e muito impacto ambiental. e os motivos são diversos que consideram o alimento imperfeito, porém, são apenas características do fruto.
principalmente quando cultivados fora de época, frutas e legumes muito grandes ou pequenos ou com diferentes formatos são considerados inaptos para o comércio, apesar de estarem perfeitos para o consumo, e assim são descartados.
os benefícios são diversos para quando consumimos alimentos sazonais. alimentação saudável, conservação do meio ambiente e a economia gerada por eles são os principais. porém, nem sempre é fácil encontrar quais são os alimentos daquela estação ou até mesmo comprá-los.
pensando nisso, preparamos duas dicas para vocês:
quando for fazer suas compras no mercado, hortifrutis ou hortas comunitárias, leve sempre consigo uma listinha com as principais hortaliças de cada estação. Veja algumas delas.
pra quem não tem muito tempo para ir às compras, o movimento Food To Save tem o objetivo de diminuir o desperdício de alimentos no Brasil e conectar pequenos comerciantes aos consumidores em busca de vegetais frescos e nutritivos. bora pro app?
leia também:
📣 bora desvendar 7 mitos e verdades sobre os alimentos?
📣 como reaproveitar os alimentos que seriam descartados
📣 você sabe quais são os benefícios das crianças na cozinha?
michelle.ribeiro