3 dicas para valorizar produtos não vendidos do seu supermercado

02 | 11 | 2024
3 dicas para valorizar produtos não vendidos do seu supermercado

você já parou para pensar no quanto de comida é desperdiçada todos os dias? só no Brasil, estima-se que 27 milhões de toneladas de alimentos sejam jogadas fora anualmente. a boa notícia é que existem maneiras simples e eficientes de transformar esses produtos que sobraram nas prateleiras em oportunidades de venda. quer saber como? vamos te contar algumas estratégias espertas que podem ajudar a reduzir o desperdício no seu supermercado e ainda garantir um dinheirinho extra no caixa! vem aprender a como valorizar produtos não vendidos do seu supermercado.

quais são as principais causas do desperdício alimentar nos supermercados?

segundo um estudo da BCG, os principais vilões do desperdício alimentar no setor de varejo são:

  1. regulamentos rigorosos sobre datas de validade;
  2. falta de controle de temperatura em certos mercados;
  3. excesso de estoque de produtos;
  4. erros no design das embalagens.

mas calma, que com alguns ajustes, dá para contornar esses problemas e valorizar os produtos que estavam a um passo de serem descartados.

3 soluções para diminuir o desperdício alimentar

1. área de descontos na loja

essa é fácil e super eficaz! produtos com prazo de validade curto podem ganhar uma nova chance de venda. basta identificá-los com etiquetas de desconto e organizá-los em uma área específica da loja. clientes que adoram uma boa oferta vão adorar, e você ainda evita o desperdício.

2. doações para instituições

se os produtos não vendidos não encontrarem compradores, você pode doá-los para instituições de caridade. muitos supermercados já fazem isso, ajudando quem mais precisa e evitando que alimentos bons acabem no lixo. além disso, você fortalece a imagem social do seu negócio!

3. aposte na Food To Save

agora, se você quer uma solução inovadora que transforma excedentes em lucro, a Food To Save é o caminho! a ideia é simples: o que sobrou no final do dia pode virar uma surpresa para seus clientes. você coloca esses produtos em uma Sacola Surpresa e os vende pelo aplicativo. os clientes compram sabendo que o conteúdo é surpresa e resgatam a caixa diretamente no seu supermercado ou através do delivery. além de evitar desperdício, você ganha novos clientes e ainda ajuda o planeta! vem aprender a valorizar produtos não vendidos do seu supermercado.

curtiu? não deixe esses produtos irem parar no lixo – se cadastre no app e transforme em oportunidades de venda com a Food To Save! vamos juntos fazer a diferença e mostrar que, no seu supermercado, o desperdício não tem vez. 

leia também:

📣 benefícios do porcionamento no seu restaurante

📣 como definir o prazo de validade dos alimentos?

📣 o Grupo Pão de Açúcar é o mais novo parceiro da Food To Save

Sobre o autor

michelle.ribeiro

michelle.ribeiro

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app