5 dicas para seu estabelecimento conquistar a Geração Z
a Geração Z está transformando a forma como consumimos alimentos, e se você é dono de uma loja ou restaurante, a pergunta que...
você sabia que quando consumimos qualquer tipo de produto ou até mesmo serviços, existem muitos processos por trás que podem impactar o meio ambiente? 🤔 o quanto antes as pessoas entenderem e aplicarem o que é o consumo consciente no seu dia a dia, mais rapidamente será possível regularizar as problemáticas causadas pelo consumo em excesso.
afinal, é impossível falar de consumo consciente sem falar do consumidor consciente. esse consumidor sabe que pode ser um agente transformador da sociedade através dos seus atos. ao consumir, ele costuma levar em conta diversas questões: meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, até preço e marca. 🌎
é preciso que todos reduzam impactos para colaborar com o meio ambiente, e essa redução não se limita apenas nas formas de consumo. mas também em diversas atitudes, tais como a produção e o descarte consciente do lixo. existem inúmeras outras situações que interferem nesse sistema, mas para cada uma delas, há uma proposta de solução e o primeiro passo é aprender e se informar.
o consumo sustentável é importante para a manutenção das nossas vidas pessoais e também da esfera ambiental.
segundo o instituto Akatu, o consumo mundial está descontrolado:
📣 20% da população mundial concentra 80% da aquisição de todos os produtos e serviços do planeta e todo ano mais 150 milhões de novos consumidores entram nessa conta.
🚨 isso quer dizer que nos próximos vinte anos, o mundo deve contar com mais de 3 bilhões de compradores ao redor do globo! 😱
o desperdício de alimentos é um dos principais problemas, contando com descarte de aproximadamente um terço de toda sua produção inicial. mundialmente, esse número equivale a 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, segundo o instituto A Lavoura, quantidade suficiente para alimentar 2 bilhões de pessoas pelo mesmo período. 🌱
no Brasil, o número referente ao desperdício de alimentos também é assustador! ao ano, são cerca de 27 milhões de toneladas de insumos alimentícios e outros restos da cadeia alimentar jogados fora. essa realidade é reflexo da sociedade do consumo e surge no horizonte das questões urgentes a serem resolvidas no sentido da preservação ambiental e também das vidas de milhões de seres humanos.
segundo a ONU:
📣 800 milhões de pessoas passam fome em todo o planeta e,
📣 ao chegarmos nos 10 bilhões de seres humanos previstos para 2050, a produção de alimentos aumentará em 69% para dar conta desse crescimento.
é pensando em urgências como essa que instituições e ONGs espalhadas pelo Brasil e no mundo se articulam no sentido de minimizar os impactos de um futuro que promete escassez e ainda mais desperdício.
em primeiro lugar, é preciso que cada cidadão entenda o lugar que ocupa na cadeia de produção e adote estratégias que evitem sua colaboração para processos de desgaste da vida ambiental, como, por exemplo:
📍 a compra ponderada de uma quantidade razoável de alimentos que evite o seu descarte por vencimento,
📍 aprender a utilizar os restos de comida como insumos para a produção de novas receitas.
embora a ONG Banco de Alimentos tenha descoberto que a esfera dos supermercados e consumidores representam apenas 10% do desperdício total de alimentos, esse número não deixa de ser importante. a mudança de hábito de aquisição e consumo pode impactar e favorecer a mudança também nas matrizes de produção, com a regularização das quantidades processadas pela indústria e distribuídas para os consumidores.
é importante que os consumidores passem a adotar medidas de reciclagem e formas de descarte adequadas.
“a manutenção do desperdício não se apoia somente no ato da compra e preparo dos alimentos, mas substancialmente na rejeição desses produtos.”
quando se adotam estratégias de reciclagem e descarte correto, cada cidadão colabora individualmente para evitar diferentes problemas relacionados a isso. como a poluição, gasto de água e crescimento de lixões que já não sustentam as quantidades de resíduos que recebem, poderiam ser reduzidas com a separação e aproveitamento dos elementos próprios para consumo e reciclagem.
o consumo consciente é um hábito extremamente importante, mas que nem toda a população tem acesso às informações necessárias para reproduzi-lo, assim, a principal carência a ser resolvida é fazer com que essa hipótese chegue em todos e com um formato objetivo, explicativo e didático.
com isso, investindo nesse processo, o consumo consciente passará a ser usufruído e reproduzido por uma grande maioria da população. o mundo necessita aprender a consumir produtos e serviços da maneira correta, assim não refletindo negativamente no meio ambiente.
nesse contexto, existem algumas medidas que estão em andamento e contribuem de forma importante para a manutenção do consumo, como a Food To Save. nós conectamos estabelecimentos parceiros a consumidores em todas as partes do Brasil.
O app da Food To Save permite que proprietários de restaurantes, padarias e hortifrutis possam organizar as Sacolas Surpresa com itens excedentes da sua produção com descontos de até 70%. a plataforma ainda admite a possibilidade de escolha entre retirada nas lojas ou entrega por meio de delivery.
baixe o app da Food To Save agora mesmo e faça parte do movimento contra o desperdício de alimentos! 🥰
leia também:
📣 você sabe o que é alimentação sustentável?