e-book: #NatalSemDesperdício
você também concorda que o Natal é uma das épocas mais esperadas e gostosas do ano? tem salpicão, farofa (você é do time com...
saúde e nutrição são dois fatores que estão totalmente interligados. principalmente, quando o assunto é vida saudável. além disso, vale sempre reforçar que a alimentação pode interferir muito no seu bem estar! por isso, bora falar sobre esses dois assuntos tão importantes? vamos lá! ✨
falar sobre saúde e nutrição é fundamental. afinal, os bons hábitos alimentares favorecem uma melhor qualidade de vida, melhorando a disposição, a energia e, principalmente, a saúde mental.
porém, os benefícios da alimentação equilibrada e diversificada vão muito além. sobretudo, quando aliada a outras escolhas saudáveis, como a prática de exercícios físicos. veja alguns exemplos:
dessa forma, comer com equilíbrio favorece o corpo e a mente, melhorando até o quadro das doenças crônicas não transmissíveis, como é o caso das doenças de coração, câncer e diabetes, por exemplo.
por fim, vale lembrar que a alimentação também pode ser sustentável. isto é, reduzindo o impacto sobre os recursos naturais e a biodiversidade. por isso, dizemos que a alimentação sustentável se preocupa com a saúde dos indivíduos e a saúde do planeta! além, é claro, de se preocupar com a sociedade e as gerações futuras.
a princípio, manter uma boa alimentação pode parecer tarefa difícil, não é mesmo? e até cara! porém, lembre-se de que não se trata de gastar dinheiro com itens caros ou inacessíveis.
para manter uma alimentação saudável, basta buscar diversidade. por isso, procure comprar alimentos que permitam uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, minerais e outras vitaminas importantes para o corpo humano.
por exemplo, consuma frutas, legumes, vegetais, oleaginosas e cereais regularmente. além disso, para não enjoar, você pode alterar os alimentos a cada refeição! atitudes simples como essa podem aumentar a sua qualidade de vida, bem como ajudar a manter o foco, a disposição e o entusiasmo!
outra sugestão é manter o prato sempre colorido, deixando as frituras e os itens industrializados para momentos ocasionais, como é o caso dos alimentos embutidos e ultraprocessados. que tal?
quando falamos sobre a preparação dos alimentos, é importante lembrar que certos óleos, como o óleo de soja, de coco, bem como a manteiga e os temperos prontos podem aumentar os níveis de colesterol. por isso, é preciso prestar bastante atenção! nesse sentido, o mais indicado é alternar as composições, escolher e dar preferência para os temperos e ingredientes de preparo naturais e usar poucas quantidades de lipídios ou de temperos prontos nas suas receitas.
outra sugestão é congelar as hortaliças, já que quase todas podem ser congeladas! especialmente, aquelas que já são consumidas cozidas. então, antes de congelar, é fundamental lavar, secar bem e esperar esfriar completamente. depois, é só armazenar, lembrando de retirar todo o ar dos sacos plásticos!
mais uma dica é guardar as sobras de alimentos, para não deixar nada estragar na sua casa! ou, então, reaproveitar essas mesmas sobras para fazer outras receitas. o pão francês, por exemplo, pode virar farinha de rosca, pão de alho, pudim de pão, torradas, croutons e muito mais! bora usar a criatividade?
você sabia que, para enfrentar o cenário da desnutrição, das doenças crônicas e incentivar a promoção da saúde, o governo brasileiro vem publicando desde 2006 diretrizes oficiais para a alimentação da população?
o Guia Alimentar para a População Brasileira é uma publicação do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Atenção à Saúde e o Departamento de Atenção Básica. trata-se de um documento que orienta os brasileiros e brasileiras e é instrumento de apoio para o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como outros setores.
o guia é bastante completo e passa por tópicos como a escolha dos alimentos, dos alimentos à refeição, o ato de comer e a comensalidade, a compreensão e a superação de obstáculos e dez passos para uma alimentação adequada e saudável. ufa!
você se interessou pelas recomendações do Ministério da Saúde? então, acompanhe abaixo as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira:
para acessar o guia completo, basta clicar aqui.
agora que você já sabe a importância da saúde e nutrição, podemos falar sobre o desperdício de alimentos? afinal, este é um problema bastante sério e que não pode ficar de fora das discussões sobre alimentação!
todos os anos, 17% do que é produzido em todo o mundo é desperdiçado. especialmente, nas casas dos consumidores. ao mesmo tempo, esse número alarmante contrasta com o número de pessoas que passam fome!
ou seja, para combater a fome também é necessário combater o desperdício. mas como fazer isso? bom, nós podemos ajudar! ????
a Food To Save é um aplicativo que conecta estabelecimentos parceiros com pessoas interessadas em ajudar a combater o desperdício de alimentos. é muito simples: basta baixar o app, se cadastrar e escolher uma padaria, restaurante, supermercado, hortifrúti, doceria ou outro local. então, você seleciona se a sua Sacola Surpresa será doce, salgada ou mista. e pronto!
com a Food To Save, você salva alimentos para o consumo imediato, que seriam descartados porque estão próximos da data de validade ou porque estão fora do “padrão estético” para vendas. isto é, são alimentos que têm a aparência incomum, mas estão próprios e seguros para o consumo.
e o melhor: tudo isso com até 70% de desconto! portanto, essa é uma forma incrível de economizar, ajudar o planeta e também de comer de forma saudável e equilibrada! não é demais aliar saúde e nutrição?
e aí, bora fazer parte do movimento foodsaver? clique aqui, baixe o app da Food To Save e junte-se a milhares de pessoas que querem fazer a diferença! contamos com você.
leia também:
📣 você sabe o que é alimentação sustentável?
Daniella Orsi