como reduzir o CMV com inteligência de estoque
o CMV, ou custo da mercadoria vendida, é um indicador essencial para acompanhar e avaliar os custos associados à produção, compra e armazenamento...
uma coisa é fato: todo alimento tem um prazo de validade e pode estragar um dia! mas como isso, de fato, funciona? é uma estimativa ou uma data concreta? bora com a gente que vamos te contar tuuuudo sobre o prazo de validade dos alimentos! 😉
de acordo com a Anvisa, o prazo de validade é o tempo ideal em que o alimento está conservado e seguro pra consumo! porém, pra ele valer, é necessário seguir as condições de armazenamento que estão escritas na embalagem.
todos os alimentos precisam conter uma data de validade e quem é responsável por indicar isso em cada produto é o fabricante. essa medida é seeeempre adotada pra garantir segurança no momento do consumo! tá bem? 😋
pra indicar o prazo seguro de cada alimento, o fabricante precisa observar através de experimentos se o produto permanece seguro pra consumo a longo prazo:
“todas essas observações contam pra vida útil do alimento, ou seja, o período de tempo que ele permanece sem nenhuma alteração.”
🚨todos os dentro do prazo de validade devem estar certinhos pro consumo, mas se você não armazenar da forma certa, podem estragar mais rápido! fica sempre atento a isso.
simmmm! todos possuem um tempo estimado pra você consumir… desde os frescos até os industrializados. poréeem, nem todos precisam conter essa informação nas embalagens. esse é o caso de:
existe um mito que o prazo de validade dos alimentos é apenas uma estimativa e por isso, pode consumir após o período de validade. inclusive, existem pessoas que consomem de quinze dias a um mês depois e gente, isso é muuuuito perigoso! 😱
atualmente, não existem testes pra verificar as consequências de consumir fora do período de validade. mas, mesmo que o alimento ainda esteja com bom aspecto, os testes de prazo de validade mostram que a partir de determinado período eles podem apresentar diferentes características e até desenvolver fungos e bactérias.
não necessariamente ele te fará mal após a ingestão, pois em alguns casos, o alimento ainda se mantém dentro dos limites permitidos de microrganismos, mas a sua consistência é modificada. muitas vezes, eles podem não podem ser vistos a olho nu e quando você acha que o produto está bom, na verdade está assumindo um risco de ingerir um alimento contaminado.
os especialistas falam que testes neste segmento também não foram feitos, então não é possível comprovar se o alimento permanece qualificado para consumo mesmo congelado.
os testes atuais consideram os alimentos em temperatura ambiente ou refrigerados, principal recomendação de armazenamento de muitos produtos. outro ponto que eles destacam é que se o produto não é originalmente congelado, ou seja, não foi feito para ser armazenado no congelador, ele perde suas características e consequentemente sua qualidade.
todos os alimentos que vencem em um estabelecimento automaticamente perdem a sua segurança para o consumo e assim devem ser descartados. em um mundo em que o desperdício representa um terço da nossa produção, esse fato é extremamente preocupante.
o movimento foodsaver da Food To Save é uma iniciativa voltada à ações e conscientização contra o desperdício de alimentos. por meio de um aplicativo os estabelecimentos podem adicionar seus itens próximos do vencimento à venda com até 70% de desconto pra evitar o descarte.
além disso, o foodsaver que participa desse movimento e compra esses produtos está ajudando o meio ambiente com menos desperdício.
lembrando que não são produtos vencidos, hein? são produtos que estão com o prazo perto de vencer, mas ainda estão dentro do intervalo e em perfeito estado para consumo. 🧡 bora pro app?
leia também:
📣 o que acontece com os excedentes de comida dos restaurantes?
michelle.ribeiro
E se uma caixa de chocolates industrializados estiver vencendo no dia seguinte, ele ainda é considerado apto para ser colocado na sacola?