precisa de ajuda? manda um alô!

7 dicas para evitar mofo nos alimentos

05 | 07 | 2023
7 dicas para evitar mofo nos alimentos

um dia bem quente ou até o armazenamento inadequado: tudo isso pode favorecer o aparecimento de fungos nos alimentos e deixar a sua comida imprópria para consumo! mas, então, o que fazer para impedir essa situação? leia o texto abaixo e confira 8 dicas para evitar mofo nos alimentos! ????

leia também:

???? o que é alimentação sustentável?

???? como combater o desperdício de alimentos?

???? 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

o que é o mofo?

o mofo (ou bolor) é causado por fungos. esse nome popular é dado para os fungos que se desenvolvem na matéria orgânica e crescem em ambientes úmidos e quentes. além disso, o mofo costuma ter um aspecto aveludado, lembrando um algodão.

nesse sentido, o mofo pode aparecer em frutas, vegetais, pães e muitos outros alimentos. especialmente, aqueles que são frescos, sem conservantes e com muita concentração de água. uma vez instalado, o mofo começa a crescer e se multiplicar, por meio de uma rede de filamentos chamados de hifas.

os fungos são muito importantes para o ecossistema devido ao seu poder de decomposição de outros seres vivos. porém, a ingestão do mofo pode causar problemas de saúde, incluindo vômitos, alergias, diarreia, dores abdominais e intoxicação alimentar. ☹️

por isso, é muito importante saber que, quando aparecem aquelas manchas nos alimentos, significa que esses microrganismos já formaram colônias com milhares de células de fungos. ???? juntas, elas se alimentam de cada nutriente presente no alimento!

então, sabe aquele morango que você pensou em comer após retirar somente a parte mofada? dentro dele, podem existir outras dezenas, centenas e até milhares de microrganismos! portanto, o melhor a fazer é não consumir os alimentos mofados, ok?

como surge o mofo nos alimentos?

durante a sua reprodução, os fungos soltam milhões de esporos no ar, que podem cair em qualquer ambiente. em seguida, quando um desses microrganismos se fixa em um local úmido, quente e com matéria orgânica em decomposição, ele começa a se alimentar e se reproduzir. ou seja, gerando mais fungos e esporos!

contudo, embora o mofo possa intoxicar as pessoas, existem certos fungos que são comestíveis. é o caso dos queijos brie e gorgonzola, além de alguns tipos de cogumelos, como o champignon, o shitake e o shimeji. devido ao ótimo valor nutricional, inclusive, eles são uma opção saudável para a sua alimentação! ????

como evitar o mofo nos meus alimentos?

geralmente, os locais secos e arejados são as melhores opções para a maioria dos produtos. já a geladeira costuma ser ainda melhor, já que as baixas temperaturas retardam o crescimento dos fungos. ????

porém, vale destacar que cada produto possui suas próprias instruções de armazenamento, que devem ser levadas em conta para não influenciar no sabor e textura do seu alimento, tá bem?

8 dicas para evitar mofo nos alimentos

pensando em tudo isso, confira algumas dicas para evitar o aparecimento do mofo na sua casa! vamos lá? ????

1. observe os alimentos antes de comprar

por vezes, o mofo pode contaminar os produtos ainda no momento da produção ou mesmo do seu transporte. com isso, eles já chegam ao estabelecimento mofados!

então, observe bem os alimentos antes de colocar no carrinho de compra, principalmente os pães e os vegetais. caso veja alguma mancha suspeita, indique aos profissionais do local para o descarte correto, ok?

2. não compre comida demais

essa dica é especial para quem mora sozinho, hein? para evitar o mofo, o ideal é comprar os alimentos que serão utilizados durante aquela semana ou mesmo para consumo imediato.

carnes, frutas e vegetais, por exemplo, podem estragar muito rápido. por isso, além de ser mais sustentável, evitar exageros é uma dica importante para sua saúde e o seu bolso!

essa é justamente a proposta da Food To Save: com o nosso aplicativo, você resgata itens para consumo imediato com até 70% de desconto! ???? isso porque esses alimentos não seriam vendidos pelos nossos parceiros e, com isso, seriam descartados. já são milhares de padarias, restaurantes, supermercados, docerias, pizzarias e de muitos outros estabelecimentos parceiros!

para participar do movimento foodsaver e ajudar a combater o desperdício de alimentos, é muito fácil: clique aqui para baixar o app, faça o seu cadastro e escolha o estabelecimento. depois, você só precisa selecionar a sua Sacola Surpresa. e pronto!

ah! você pode optar por receber a sua compra em casa ou retirar no parceiro, uma escolha que ajuda ainda mais o meio ambiente. e aí, que tal salvar a sua primeira Sacola Surpresa da Food To Save agora mesmo? ????

3. organize a despensa e a geladeira

preste muita atenção nos alimentos que você tem em casa! se encontrar algum alimento mofado, o ideal é jogar todo o produto fora. infelizmente, sem aproveitar nenhuma parte, tá?

além disso, é bastante importante higienizar o local onde o alimento mofado estava, antes de colocar qualquer outro produto ali. assim, você evita a contaminação cruzada.

4. verifique a umidade em casa

ambientes com muita umidade podem favorecer o mofo, já que esse é um local fértil para eles. então, sempre que possível, mantenha janelas e portas abertas para garantir que os cômodos fiquem secos e arejados. se a situação for inevitável, redobre a atenção com os alimentos!

5. cubra os alimentos

quando for guardar um alimento na despensa ou na geladeira, armazene em algum recipiente com tampa ou coberto com um pano ecológico. dessa maneira, você evita que os esporos do ar entrem em contato com eles.

6. confira a data de validade

verifique a data de validade dos alimentos que está comprando e priorize o consumo daqueles que estão próximos do vencimento. essa é também uma forma de evitar o desperdício na sua casa!

7. alimentos não perecíveis devem ficar fora da geladeira

para evitar o bolor, os alimentos não perecíveis (como arroz, feijão, macarrão, açúcar, polvilho e farinha de trigo, por exemplo) devem ficar em ambientes frescos e secos, além de protegidos do sol e estocados em temperatura ambiente.

com os cuidados adequados, você pode evitar o aparecimento do mofo na sua casa. porém, caso o bolor apareça, coloque o produto em um saco plástico e feche bem, para que os esporos não se espalhem pelo ambiente. com isso, a alimentação fica mais segura e saudável!

quer salvar alimentos de restaurantes, padarias, hortifrútis, supermercados, docerias e muito mais? com a Food To Save, você ajuda a combater o desperdício de alimentos com descontos de até 70%! clique aqui para baixar o app, faça seu cadastro e resgate sua Sacola Surpresa. vamos juntos? ????

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app