dicas de como inserir mais cores no prato das crianças
alimentar as crianças pode ser um desafio muito grande para os pais, principalmente pra oferecer uma boa quantidade de nutrientes de forma diversa...
você sabia que no dia 31 de agosto é comemorado o dia do nutricionista? 🤔 essa é uma das profissionais mais valorizadas no ramo da saúde… você sabe qual a sua importância? por que ir ao nutricionista vale a pena? bora descobrir nesta matéria!
apesar da crença popular ditar que o nutricionista passa dietas malucas e restritivas somente para emagrecer, o acompanhamento nutricional vai muito além disso. na verdade, o seu principal objetivo é a saúde do seu paciente, fazendo com que o organismo da pessoa funcione bem.
assim, o profissional avalia todas as pessoas de qualquer faixa etária para tratar disfunções nutricionais, aquisição de novos hábitos, alergias alimentares e nutrição esportiva, além do ganho ou perda de massa corporal. todo o acompanhamento é exclusivo para as necessidades de cada paciente. se você quer perder peso, ele vai te acompanhar e passar uma dieta para isso, mas para além, ele vai investigar todo o funcionamento do seu corpo para identificar pontos fracos e fortes e possíveis deficiências nutricionais.
💡o principal foco é o bem-estar físico e nutricional.
as dietas dos nutricionistas não são um monstro, na verdade, elas acompanham o propósito do paciente. inclusive, as dietas mirabolantes que existem por aí não foram inventadas por esses profissionais e não são indicadas.
claro que existem dietas restritivas, como aquelas sem glúten, sem lactose, low carb ou cetogênica, por exemplo, mas antes de passar essas dietas, o profissional exige uma série de exames e um acompanhamento de mais tempo para identificar se o seu corpo vai se comportar bem ou mal a elas.
dietas quando são feitas sem acompanhamento e principalmente quando são muito restritivas pioram o funcionamento do corpo, já que você não estaria ingerindo o que realmente precisa.
além disso, você pode adoecer comendo, levando a deficiências nutricionais, sobrecarga dos rins e do fígado, comprometimento da imunidade e mal desempenho no trabalho ou nos estudos.
o mais comum é a dieta em que o nutricionista adequa o seu dia a dia ao plano alimentar com a introdução até de refeições a mais no seu dia, mas que são nutritivas e principalmente não te deixam passar fome.
geralmente, o plano alimentar proposto pretende superar as deficiências nutricionais de cada paciente apenas com alimentos, mas em algumas situações a suplementação vitamínica pode ser indicada.
fora que, quando possuímos uma alimentação balanceada e saudável, prevenimos doenças, aumentamos nossa imunidade, melhora a qualidade de vida, o humor, o cansaço, retarda o envelhecimento e até auxilia no estresse do cotidiano.
vale dizer que é tudo personalizado respeitando as vontades, costumes, preferências e objetivos do paciente, adequados a uma dieta mais saudável que supere as deficiências encontradas.
quando falamos de dieta, falamos do plano alimentar de cada paciente e muitos destes competem em uma reeducação alimentar. muitas vezes, atropelamos as refeições por causa da correria do cotidiano ou consumimos produtos ultraprocessados que são rápidos, práticos e saborosos, mas não possuem nenhum benefício nutricional, inclusive é uma bomba para o nosso organismo, desregulando todo o nosso sistema.
o nutricionista age reeducando a forma como nos alimentamos passando hábitos e receitas mais saudáveis, mas que se adequam ao dia a dia de cada pessoa. então, não se preocupe se está com medo de não conseguir seguir uma dieta, um dos principais hábitos que o nutricionista começa mudando é quanto à organização das suas tarefas para conseguir fazer suas refeições com calma e satisfação.
fora que, durante os dias ainda mais corridos, precisamos pensar que existem restaurantes que fazem comidas saudáveis e entregam onde você estiver.
a Food To Save, por exemplo, atua investindo em uma alimentação mais consciente, sustentável, equilibrada e contra o desperdício. por meio do aplicativo, você entra em contato com diversos estabelecimentos que entregam alimentos com preço acessível.
fora que na Food To Save você também tem a opção de fazer supermercado e hortifruti sem ter que sair de casa, o que te economiza tempo, dinheiro e te dá mais disposição para fazer receitas e organizar suas refeições da semana.
para as pessoas que adotam o estilo de vida vegetariano ou vegano, é necessário equilibrar bem os alimentos para que não falte nutrientes para o seu corpo. é nesse momento em que o nutricionista chega e te ajuda a selecionar cada alimento necessário para que você não tenha nenhuma deficiência. além disso, se você está começando agora, ele pode te orientar a como fazer trocas inteligentes para receitas tradicionais, como bolos, por exemplo.
como dito, o nutricionista investiga o funcionamento do nosso organismo e identifica se estamos com deficiência nutricional ou não. em alguns momentos, quando estamos cansados demais, com muito sono, fraqueza e tontura persistentes, pode ser muito mais do que a correria do dia a dia.
é muito comum na investigação o profissional identificar uma anemia causada pela deficiência de nutrientes como a vitamina B12, o ferro e o zinco. e o sintoma é exatamente esse cansaço extremo e quando não cuidado, pode levar a danos severos para o nosso corpo.
o que causa essa deficiência é uma dieta desequilibrada, com muitos alimentos ultraprocessados que não possuem nenhum nutriente. além disso, cirurgias e perdas de sangue também podem desencadear a anemia.
nesse ponto, o profissional age adicionando os alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais para melhorar o funcionamento do seu corpo. mas em alguns momentos, uma suplementação adicional torna-se necessária.
a nutrição abrange todos os estágios do desenvolvimento do ser humano, desde a introdução alimentar dos bebês, à uma dieta nutricional adequada às necessidades dos idosos.
ainda, durante a vida, ela atua contribuindo para os objetivos de emagrecer, ganhar massa magra, tornar-se um atleta profissional, durante uma gestação, ou em determinação de alergias alimentares.
então, fazer um acompanhamento nutricional é cuidar de si para passar por momentos da vida com tranquilidade. combinado? 😉
leia também:
📣 5 receitas para gostar de salada
michelle.ribeiro