como reduzir o CMV com inteligência de estoque
o CMV, ou custo da mercadoria vendida, é um indicador essencial para acompanhar e avaliar os custos associados à produção, compra e armazenamento...
você sabia que o Brasil é o 10º país que mais desperdiça alimentos no mundo? 🤔 a grande maioria desses alimentos, inclusive, são considerados apropriados para o consumo, mas são jogados fora porque não se encaixam no padrão estético do mercado. é neste contexto que a Food To Save entra: a iniciativa luta contra o desperdício por meio de uma rede de apoiadores a favor de salvar os alimentos que são excedentes alimentares. e você, pode fazer parte da Food To Save. vem descobrir por que você deve fazer parte do movimento foodsaver! 😉
infelizmente, apenas o Brasil, desperdiça anualmente 30% de tudo o que produz, o que soma cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos, o que seria suficiente para 500 mil pessoas terem pelo menos uma refeição completa. cabe dizer que no Brasil hoje existem 33 milhões de pessoas passando fome, sendo que o país era referência e estava fora do mapa da fome há alguns anos. triste demais, né? ☹️
a Food To Save é uma foodtech, ou seja, um aplicativo de delivery que conecta estabelecimentos aos consumidores engajados nessa iniciativa. ela é a nº 1 do Brasil contra o desperdício de alimentos por meio de uma plataforma de marketplace.
a startup foi idealizada em 2020 e é pioneira no ramo de alimentação sustentável. assim, os estabelecimentos parceiros disponibilizam produtos excedentes da produção, ou itens próximos do vencimento, ou hortaliças fora do padrão estético do comércio, para a compra com até 70% de desconto.
dentro do aplicativo você tem a opção das Sacolas Surpresa, ou seja, uma sacola recheada de alimentos que regularmente seriam descartados, mas você salvará. e você pode escolher qual categoria de sacola você gostaria de salvar: sacolas doces, salgadas ou mistas. e ainda, para qual tipo de refeição, por exemplo, café da manhã, lanche, almoço, confeitaria, jantar, hortifruti, entre outros.
você também escolhe o estabelecimento de onde quer pedir sua sacola e recebe ela em casa ou também tem a opção de retirar na loja.
a Food To Save impacta positivamente todos que participam dessa corrente de sustentabilidade, uma vez que do ponto de vista do estabelecimento, ele deixa de descartar os alimentos, rentabiliza com o que seria desperdiçado e atrai novos clientes.
pro consumidor final, ele ajuda a combater o desperdício, compra produtos com até 70% de desconto e conhece novos estabelecimentos. ainda, no âmbito social e sustentável, ajuda a evitar a emissão de gases efeito estufa ao ambiente, promove o consumo consciente e o acesso à alimentação saudável e sustentável.
vale dizer que a Food To Save não vende sobra de alimentos, mas sim excedentes de produção, ou seja, produtos para consumo imediato, que estão próximo do vencimento, ou estão fora do padrão estético e por isso não são comercialmente atraentes.
a Food To Save está presente em muuuitas cidades em todo o Brasil e possui mais de 4 mil estabelecimentos cadastrados, entre eles a Cacau Show, a Nestlé, a Domino’s Pizza, Starbucks Brasil, dentre outros comércios. ainda, o app é parceiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da ONG Banco de Alimentos, pro desenvolvimento sustentável de bares e restaurantes e o combate à fome.
por meio do aplicativo, já foram gerados mais de R$ 10 milhões de receita incremental aos parceiros e mais de 4 mil toneladas de alimentos já foram salvos por milhões de foodsavers ativos e engajados na iniciativa contra o desperdício.
a resposta é simples: exatamente pra promover um mundo melhor, mais sustentável, ambientalmente consciente e conscientizar as futuras gerações. além de promover o consumo de alimentos deliciosos por meio dessa rede de interações.
os benefícios são diversos em todos os âmbitos do nosso ciclo comercial. fora que, todas as embalagens utilizadas pelo app são 100% recicláveis, reutilizáveis, biodegradáveis e compostáveis. o Brasil, cada vez mais, precisa de pessoas engajadas na luta e na conscientização contra o desperdício, principalmente dentro das casas, uma vez que 60% do que vai para o lixo sai das casas de famílias.
isso acende um sinal vermelho em relação aos hábitos dos brasileiros: se mais da metade desse desperdício acontece em nosso dia a dia, precisamos rever nossa relação com os alimentos e encontrar caminhos mais sustentáveis para nós e para o planeta dentro da nossa rotina.
é nesse ponto que a Food To Save entra: por meio da tecnologia, a foodtech faz circular alimentos em perfeito estado de consumo que antes seriam descartados cheguem aos consumidores de forma prática e de bem com o planeta.
a comunidade de foodsavers está sempre aberta a novos membros engajados no combate ao desperdício. consumidor ou estabelecimento, o processo para fazer parte da rede é simples e prático.
para os parceiros, o site possui uma área específica para os estabelecimentos onde é possível se cadastrar. basta informar seus dados e do comércio e pronto, você já faz parte!
se você é consumidor e quer dar um passo em direção às mudanças de hábitos que contribuam para a redução do desperdício, é só baixar o aplicativo no Google Play ou App Store e entrar para essa rede! bora com a gente? 😍
leia também:
📣 7 filmes e documentários sobre alimentação sustentável
michelle.ribeiro